quinta-feira, 28 de março de 2024 VALE DO RIO TIJUCAS E COSTA ESMERALDA

Bananada

Postado em 21 de julho de 2017
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

É certo que o prefeito Elói Mariano Rocha (PSD) tenha muito o que explicar sobre a aquisição, pela Secretaria Municipal de Educação, de quase 1,9 mil quilos de bananas brancas, de um produtor rural de Canelinha, em apenas 13 dias. O caso, exposto no Facebook  e comprovado em cópias de notas fiscais , trouxe inquietação ao primeiro gabinete do paço e provocou, pela Diretoria de Integração e Comunicação Social, uma série de notas de esclarecimento à população; que seguem na íntegra:

Sobre o processo de compra

As bananas citadas na publicação foram adquiridas pela secretaria de Educação por meio do programa de Agricultura Familiar, exigido pelo Ministério da Educação através da Lei Federal 11.947/2009.

 

Sobre a Lei da Agricultura Familiar

A lei federal 11.947/2209 determina que “no mínimo 30% do valor repassado a estados, municípios e Distrito Federal pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) deve ser utilizado na compra de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizações, priorizando-se os assentamentos da reforma agrária, as comunidades tradicionais indígenas e as comunidades quilombolas. A aquisição dos produtos da Agricultura Familiar poderá ser realizada por meio da Chamada Pública, dispensando-se, nesse caso, o procedimento licitatório”. Nesta chamada, os agricultores interessados podem se credenciar para fornecer ao município.

 

Sobre a origem do fornecedor

O referido fornecedor, citado na publicação, é do município de Canelinha porque na Chamada Pública não havia agricultor de Tijucas habilitado a fornecer banana branca. O produtor citado é, inclusive, um antigo fornecedor do município e por isso, há muitos anos fornece bananas para a merenda escolar.

 

Sobre o preço de aquisição

Na chamada pública, o valor pago pelo produto é resultado de uma média de preços estipulada entre os valores apresentados pelos fornecedores credenciados no período de credenciamento, resultando assim, no preço médio de comercialização.

 

Sobre a quantidade adquirida

Também é preciso ressaltar que a quantidade de banana adquirida e constante nas notas, refere-se a todo o mês de maio, tanto para escolas quanto para creches. Somente para o ensino infantil são atendidas mais de 1,6 mil crianças e no ensino fundamental são mais de 2,9 mil alunos, o que totaliza mais de 4,6 mil alunos no ensino regular.

Ainda é preciso mencionar que no mês de maio teve início o programa Mais Educação, do Governo Federal, resultando assim em um acréscimo de aproximadamente 1,8 mil alunos na rede municipal. Estes alunos frequentam a escola no contra turno escolar para participar de oficinas de artes, cultura e esportes, além de receberem apoio pedagógico nas disciplinas de matemática e língua portuguesa. Para atender a todos, o programa acontece nos dois períodos (matutino e vespertino).

Com isso, passa de 6 mil o número total de refeições diárias oferecidas nas escolas, as quais incluem, além da banana, uma série de outras frutas, verduras e demais produtos alimentícios que compõem o cardápio orientado por nutricionistas do Município.

 

Sobre o compromisso da Administração Municipal

Sendo assim, renova-se o compromisso da Administração Municipal de Tijucas, em especial da Secretaria Municipal de Educação em zelar pela seriedade, transparência e comprometimento com a rede municipal de ensino.

Todos os procedimentos podem ser verificados e fiscalizados pela comunidade a qualquer momento, assim como já é feito pelo Conselho Municipal de Alimentação Escolar que tem se mostrado bastante atuante e envolvido em todas as questões que envolvem a merenda escolar desde a aquisição e recebimento dos produtos até a distribuição dos alimentos nas unidades.

A secretária de Educação, professora Neide Maria Reis fica à disposição para eventuais esclarecimentos. “A secretaria de Educação está de portas abertas a todos que quiserem conferir de perto o trabalho que está sendo feito pela nossa equipe, não somente no que se refere à merenda escolar, mas em todos os setores que envolvem a educação municipal”, diz.

 

Karina Duarte Peixoto Silva
Diretora de Integração e Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Tijucas

13 Comentários em “Bananada”

  1. Adalto Reis disse:

    Léo, que banana mais cara, se compraram em quantidade era pra ser mais barata, no kock tá mais barato, vão dar bananas prá população, e tá muito mais explicado, kkkkk

  2. zé dos anzóes. disse:

    resta saber se o tal fornecedor estaria précadastrado no Município de Tijucas e se a chamada pública foi publicada em jornais de circulação na região, do contrário é crime de improbidade.

  3. Giovani TJ disse:

    Como já dizia o grande Raul Seixas, ” a banana é vitamina que engorda e faz crescer, quem não tem colírio usa óculos escuro_….. Só observando as cagadas kkkkkkk

  4. Bianca disse:

    A inveja faz coisa! mamaram 12 anos e agora querem achar alguma coisa pra defamar a prefeitura, aceitem q dói menos kkkk

  5. donizete disse:

    a equipe e pior q da do ex prefeito valerio q apoiou d tal d 55…..mudarmefezmal

  6. jESSI disse:

    Giovani TJ teu prefeito o ELMINHO levou uma lavada do Eloi kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk e vc fica preocupado com banana kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk vai trabalhar porque suas criticas me fazem rir , Isso é dor de cotovelo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk UI UI UI aceita que dói menos amigo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk coitado do Elmis kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Rindo até 2050

  7. FARO&FINO disse:

    Sete meses está sendo o suficiente para que a população de Tijucas conheça o Mandatário. Estamos parados , segurança e zero. (Mesmo sabendo que segurança e responsabilidade do Estado), falta vontade política para buscar melhorias junto ao Governador que é da mesma sigla do Mandatario, e diga-se de passagem, tão ruim quanto o mesmo .
    De merenda o Mandatário entende, ou a população há esqueceu quando ele respondia pela secretaria de Educação . Foi representado judicialmente .
    Esta nota de esclarecimento é uma piada, é uma afronta a população , substima a inteligência do povo ….
    Todos sabem que criança não mente : indaguei a 5 crianças que estudam na rede municipal se comeram bananas na merenda. 3 disseram que não, 2 não souberam afirmar.
    E banana na Merenda , e BANANA PRO POVO.
    E dinheiro indo pro ralo….

  8. valdir disse:

    BOM JÁ FOI EXPLICADO PELO PREFEITO EM NOTA , PORTANTO SÓ NÃO ENTENDEU QUEM É MUITO BURRO OU SE FAZ DE BURRO HEHEHE . E A VIDA CONTINUA .

  9. maria disse:

    Pois é seu Giovane já foi tudo explicado para quem quiser entender . Infelizmente o seu candidato perdeu a eleição para um professor né . Ó COITADO KKKKKKKKK

  10. Luís Antonio disse:

    Repúblicas das Bananas???também, com a equipe que montou nao poderia ser diferente…..a maioria adoooora banana…

  11. serginho disse:

    Valdir , tira o partido da frente do nariz e faz uma análise das “bananas” , compradas a preço acima do mercado e de fornecedor fora de Tijucas .

    É impossível não levantar lebre ….e a explicação é froidiana.

    E os vereadores que são pagos para “fiscalizar” , o que dizem ? Cadê a tal oposição……

  12. Giovani TJ disse:

    Kkkkkkkkk sou obrigado a rir o sabonete jessi kkkkk pois pra mim até teu nome é uma mentira kkkkkkkkk pois o sabonete era gessi kkkkkkkkk vai dormir eu não dependo de política quero uma cidade melhor pra se viver , e criar. Meus filhos , mas vejo que estamos num retrocesso andando pra trás , e fica despreocupado pois trabalho e pago minhas contas seu sabonete paraguaio kkkkk rindo até 2055 kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  13. Sandro Correia disse:

    Mais uma vez na merenda?! É o Prefeito voltando às origens… Metendo a mão na merenda outra vez!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O que você procura?