História escrita
Foto: Câmara de Bombinhas
O terceiro mês de cada ano marca o aniversário da emancipação política-administrativa da belíssima Bombinhas, localizada na ponta da Costa Esmeralda. Em 2025, completa-se 33 anos desde a transformação do então balneário em município.
Foto: Câmara de BombinhasEm 15 de março de 1992, um plebiscito confirmou o desejo da comunidade que, com 1.454 votos favoráveis e somente 75 contrários, aprovaram a oficialização do novo município. A data do referendo é considerada até os dias atuais como o dia do aniversário de Bombinhas.
Entretanto, somente em 30 de março daquele ano – exatamente duas semanas após o plebiscito -, a Lei Estadual nº 8.558, publicada no Diário Oficial do Estado de Santa Catarina – Edição 14.414 de 1º de abril de 1992, foi concluído o processo emancipatório.
PRIMEIRA ELEIÇÃO
Meses mais tarde, os pouco mais de 3 mil eleitores bombinenses puderam votar pela primeira vez. Manoel Marcílio dos Santos, o Maneca, então pelo PDT, alcançou 1.362 votos (50,9%) e foi eleito o primeiro prefeito de Bombinhas, em disputa contra Leopoldo João Francisco Filho, do PFL, que recebeu 1.193 sufrágios (44,58%).
Na eleição para o Legislativo, o então vereador por Porto Belo – eleito em 1988 com os votos de 167 portobelenses -, João Joaquim da Silva, o popular e saudoso João da Luz, do PMDB, alcançou a maior votação proporcional daquele pleito: 211 votos (7,95%). Mais tarde, a propósito, seria alçado ao cargo de presidente da Câmara de Vereadores.
Elegeram-se para a primeira legislatura bombinense, ainda, Ademir José Gomes (PSDB), Avir José Alves (PFL), Euclides Machado Garcia (PRN), Joaquim José Martins Neto (PFL), Claudionor Carlos Pinheiro (PDT), Jaime Pedro Estevão (PMDB), Modesto Cândido Minella (PDT) e Maurino José de Maria (PDT).
Últimas do Blog
Política
Mudança de hábito
Candidato a vice-prefeito da oposição em 2024 e crítico da proposta governista, ex-vereador Adriano Pivotto assume Secretaria de Saúde de Itapema
Política
Cor da roupa
"Não viram, do meu ladinho?": postagem enigmática de ex-prefeito de São João Batista provoca cobrança de seguidores sobre posicionamento
Política
Foco total
Presidente do PL de Tijucas encabeça mobilização local em favor de Flávio Bolsonaro e anuncia encontro na Concha Acústica, passeatas e bandeiraços
