Ritmo acelerado

O tabuleiro demográfico e, por consequência, o político de Tijucas está em plena mutação. A nova estimativa, divulgada pelo IBGE no fim da semana passada, mostra que o município alcançou a marca de 58.695 habitantes em 2025. Para se ter a dimensão da mudança, no censo de 2022 eram 51.592 moradores. Um salto considerável em um curto espaço de tempo.
O crescimento populacional não se reflete apenas nas ruas, nos novos empreendimentos imobiliários ou no trânsito mais carregado. Ele inevitavelmente mexe com a urna. Em 2024, a Capital do Vale registrou oficialmente 34.300 eleitores. A tendência é que esse número acompanhe a curva demográfica e torne o jogo político local cada vez mais disputado.
O prefeito Maickon Campos Sgrott (PP) já enxerga esse movimento como um divisor de águas. Desde que assumiu o comando do Executivo, em janeiro, vem repetindo que Tijucas tem potencial para romper a barreira dos 100 mil habitantes em apenas uma década. Um aumento que, se confirmado, transformará o município em protagonista regional, com direito a mais cadeiras na Câmara e um eleitorado ainda mais cobiçado.
O que adianta crecer em números de habitantes, se a cabeça dos políticos ainda estão no século passado, só pensando em empreguismo em cargos comissionados! Não adianta a cidade crescer e não ter infraestrutura, sito dois casos, o sucateamento do SAMAE e conforme palavras do Sr. Maicon o Prefeito anterior não colocou 1 metro de esgoto no município!! Se com 50 mil habitantes ta ruim imagine com 100 para onde vai esse esgoto todo, me responda Srs. GESTORES.!!!