Balanço
Foto: Léo Nunes
Os primeiros 100 dias da gestão de Maickon Campos Sgrott (PP) na Prefeitura de Tijucas foram esmiuçados, nesta quarta-feira (16), no paço municipal, durante uma audiência com representantes da imprensa local.
Foto: Léo NunesEntre as apresentações de programas desenvolvidos e projetos futuros, o mandatário sugeriu a possibilidade de fazer o georreferenciamento e a planta genérica de valores do IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana), para equilibrar a arrecadação com as despesas do município.
“Eu sei que determinadas ações podem ser consideradas impopulares, mas dependem do ponto de vista e do momento. Se uma cidade tem uma arrecadação adequada, ela vai ter um poder de resposta adequado para os problemas que vão surgindo. Ser prefeito, ser gestor, é lidar com problema todos os dias”, explicou, em atenção ao Blog.
RESCALDO ELEITORAL
O mandatário afirmou, ainda, que os resultados das eleições municipais de 2024 mostram a necessidade de melhorar os serviços públicos e, no que chamou de “autoanálise”, reconheceu que a “nota está bem baixa”.
“Hoje, fazendo uma autoanálise, vejo que tem pontos importantes que tem que ser melhorados. Fizemos 36% dos votos, e as oposições, somadas, fizeram 64%. A nota está alta ou baixa? Está bem baixa. É uma constatação. É fato, é número. Tem muita coisa pra fazer, tem que trabalhar muito”, ponderou.
SAÚDE FINANCEIRA
Se havia alguma dúvida sobre a situação financeira da prefeitura, os últimos gestos da administração suplementaram qualquer uma. Campos Sgrott repetiu sistematicamente que a situação financeira da prefeitura está “delicada”.
O Blog apurou que, recentemente, a equipe do alto escalão do governo reuniu documentos que evidenciam os problemas e sugerem a má-gestão do dinheiro público. As evidências, a propósito, foram entregues aos órgãos responsáveis, como o Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC),
“Existe o político e o técnico. O político tem que ser feito, mas o técnico tem que funcionar. Até 90 dias, há uma certa responsabilidade. Esse documento nada mais é que uma foto, um registro da situação vista. Nós vamos continuar trabalhando, mas ficará registrado que encontramos daquela maneira”, explicou o prefeito.
SUPORTE
O mandatário revelou, ainda, que as boas relações com os governos do Estado e Federal devem garantir importantes aportes ao município, mas que não resolverão todas as demandas emergenciais.
“O Governo do Estado está ajudando, o Jorginho (Mello, governador) está sendo um parceirão. O Governo Federal está com os PACs cadastrados, nós vamos conseguir. Mas eles não vão mandar tudo o que precisamos, nós temos que ter um orçamento próprio. Nós temos os nossos salários, nossos pais podem ajudar, mas não todos os dias…”, pontuou.
Últimas do Blog
Política
Perda
Morre aos 77 anos o ex-vereador Saul Reitz, que cumpriu seis mandatos na Câmara Municipal de São João Batista; prefeitura decreta luto de três dias
Política
Militância digital
Com 810 votos conquistados, candidata a deputada federal de Porto Belo promove mobilização nas redes sociais contra Flávio Bolsonaro: "É o Collor 2.0"
Política
Projeto local
Com mais de 70% dos votos para deputada estadual recebidos no município, vereadora de Tijucas pode ter usado candidatura como ensaio para 2028

Colocar a prefeitura na mão do cara da farinha de rosca vai dar certo. Confia.
Mas pela primeira vez vejo alguém que fala de planejar. Já é um avanço. E perto das outras opções, o alpinista social ou o engenheiro da Concha Acústica, esse era o menos ruim.
Aumenta o imposto Maikon. Isso mesmo. Já aumentasse a taxa de esgoto e da Samae. Agora aumenta bastante o IPTU também. Quem sabe votar tem que sentir no bolso. 👏👏👏👏👏👏👏
Ele disse que o professor Eloi deixou a prefeitura quebrada?? Ou entendi errado?? Se foi isso, é muito feito e indelicado da parte dele. Foi o escolhido entre tantos outros incompetentementes como ele, para suceder o professor. Deveria ao menos ser mais grato e desviar o assunto. Quem está no comando é o pai, todo mundo sabe e conhece.
O buraco e tão grande que o Prefeito está com vergonha de falar e ainda mais enchendo a maquina com forasteiros, tem gente se esbarrando na Prefeitura. E ainda mais que o ex-prefeito saiu com as burras cheias.