sexta-feira, 9 de maio de 2025 VALE DO RIO TIJUCAS E COSTA ESMERALDA

Contra-ataque

Postado em 20 de janeiro de 2025
Foto: Arquivo Pessoal

Passado o período mais preocupante das chuvas que atingiram a região nos últimos dias, o prefeito Maickon Campos Sgrott (PP), de Tijucas, rebateu as críticas de opositores que responsabilizaram a administração municipal pelos alagamentos registrados no município.

Uma gravação do mandatário, ainda durante a campanha eleitoral, foi recuperada e compartilhada sistematicamente nos grupos de conversação online. No vídeo, Campos Sgrott celebrava o andamento das obras de drenagem e pavimentação asfáltica da Avenida Hercílio Luz, entre o Centro e Universitário e garantia que a região não sofreria novamente com alagamentos. Ele também afirmava que o sistema de drenagem instalado na via funcionaria perfeitamente. Na última semana, porém, toda a área foi tomada pelas águas.

O então vereador e candidato à prefeitura garante que a região não sofrerá novamente com alagamentos e afirma que o sistema de drenagem instalado na via funcionará perfeitamente. Na última semana, porém, toda a área foi tomada pelas águas.

RESPOSTA

Nas horas seguintes à enxurrada, o prefeito visitou a obra – que ainda não foi finalizada -, e constatou o funcionamento do sistema. Em novo vídeo, explicou que o acúmulo de chuvas registrado em pouco tempo dificultou a drenagem e lamentou o que classificou como “comentários inapropriados”.

“A drenagem funciona. Mas com 300 milímetros de chuva, só se nós fizéssemos mais uns três ou quatro Rios Tijucas cortando a cidade. Mas isso não é possível. A drenagem existe, tá aqui embaixo, e funciona, se não a água ainda estaria aqui. Infelizmente são comentários inapropriados. As redes sociais deveriam ser usadas para propagar o bem”, lamentou o mandatário.

9 Comentários em “Contra-ataque”

  1. Netto disse:

    Qual foi a última obra de macrodrenagem em Tijucas? Alguém lembra?

    Não houve.

    E ainda liberam loteamentos aterrado lagoas, valas. Casas e muros
    construídos em coma da margem do rio, são comuns.

    Que essa porcaria de prefeitura, com políticos péssimos, faça o básico: cumpra as leis que eles mesmos aprovam.

  2. Carlos Alberto disse:

    Em bombinhas a Vereadora do novo já disse prá que veio, mais em Tijucas a Vereadora eleita do Novo tá quieta igual uma tartaruga, não se manifestou sobre os alagamentos e sobre o aumento das tarifas de água, esgoto e taxa de lixo nas faturas de 12/24, sendo que o decreto é de 04/0/25 aonde andas Vereadora??

  3. Denise da Conceição Moraes disse:

    Choveu muito. Choveu demais. Não precisamos ter 4 rios. Precisamos manutenção constante das valas mestras de Tijucas. Conversem com as pessoas mais antigas de Tijucas e elas dirão quais são essas valas. Penso que algumas delas já estão tubuladas em algumas regiões de Tijucas em razão dos loteamentos. Tijucas é uma cidade plana. São essas valas que dão vazão, fazem a drenagem da cidade. Aqui atrás da minha casa passa uma dessas valas. Que vem lá do sertão, atravessa a p4, loteamento Dom Geraldo e CTG Eliane (que atualmente está sendo aterrado pra loteamento) e despeja no Rio Tijucas. Essa vala recebe manutenção constante? Não! Esta vala recebe a fiscalização adequada qdo passa pelos loteamentos? Não sei! Precisamos integrar o conhecimento da engenharia com a sabedoria dos mais velhos. Eles conhecem a nossa cidade. E com certeza poderão contribuir e muito.

  4. Jorge Canário disse:

    O novo prefeito Maikon, apesar de não ter sido eleito com a maioria dos votos, tem boas intenções, acredito ser pessoa do bem e tem condições de comandar a nossa cidade. Infelizmente queimou na largada com as escolhas do secretariado e a manutenção de outros que não aprovaram nos últimos 8 anos. Nenhum deles tem o mínimo de conhecimento técnico das pastas que vão ocupar. Outros não conhecem a cidade e caíram aqui de paraquedas, chamados estrangeiros que querem impor aqui uma realidade que não é compatível com nossa cidade. Para um secretário ter sucesso é imprescindível que o mesmo tenha um mínimo de conhecimento do município e alguma aptidão com a pasta que vai ocupar. Muitos nunca exerceram aquilo ao qual estão incumbidos de administrar. Mas sempre há tempo para puxar o freio de arrumação. Só não pode demorar muito senão cria casca e deu…

  5. Talvez se todos os empreendimentos aprovados na cidade tivessem um maior rigor técnico aliado a uma fiscalização mais efetiva, não tivéssemos tantos prejuízos. E outra coisa pra quem não sabe, a manta asfáltica impermeabiliza sim o solo. Já existem outras alternativas mais sustentaveis para se pavimentar uma cidade, especialmente quando se larga o asfalto sem.um escoamento pluvial corretamente dimensionado. O progresso, loteamentos por todos os lados, sem planejamento apropriado, faz com essas tragédias como essa se repitam E infelizmente parece que o processo vai seguir desse jeito

  6. João Luiz Silva disse:

    Assumir responsabilidade? Jamé!

  7. João Luiz Silva disse:

    Qual a desculpa da vez?

  8. João Luiz Silva disse:

    Ontem choveu apenas 10mm e a avenida Hercílio Luz foi tomada pelas águas. O que houve, então? Com 300mm alaga, com 10mm também alaga. E agora?

  9. Elizabeth Dutra disse:

    O prefeito se esqueceu de falar que em 8 anos não foi feito nada de esgoto pluvial e ainda deixaram as empresas de loteamentos tampar todas as valas mestras que cortavam nosso município em troca de alguns terrenos e engenheiros sendo conivente com isso. Olha o que aconteceu na rua Antônio Bayer que desviaram a valas.

Os comentários estão fechados.

O que você procura?