Novo papel

O vereador Willian Ismael dos Santos (PP), de Porto Belo, ganhou evidência através do personagem Zé do Araçá que, inicialmente, buscava apenas divulgar um evento promovido na localidade, conhecida pela cultura da pesca.
A caricatura, porém, passou a representar os interesses da comunidade e, em 2020, levou Santos à Câmara de Vereadores. O sucesso foi tanto, inclusive, que o parlamentar foi o primeiro oriundo do bairro Araçá a conquistar a reeleição, em 2024, e o primeiro a presidir o Legislativo municipal.
“Criei o personagem pra divulgar o Caldo de Peixe do Araçá. Ele ficou conhecido, as pessoas gostaram e passaram a me chamar por este apelido. Com certeza ajudou bastante. Muitas pessoas começaram a me conhecer pelo Zé do Araçá. Me tornei uma liderança, mas não forçado. Foi natural. Nada fake ou fictício”, explicou, em entrevista ao programa LINHA DE FRENTE, na última quinta-feira (24).
Embora represente o PROGRESSISTAS na Câmara – que compôs a aliança liderada pelo prefeito Joel Orlando Lucinda (MDB) no pleito passado, mas que, até pouco tempo, pertencia à oposição ao mandatário -, o comandante do Legislativo portobelense nutre boa relação com o alcaide. O contato próximo, entretanto, não exclui a independência da prefeitura.
“Nos damos bem, mas temos autonomia. Somos independentes e estamos ali pra fazer o melhor. Sempre temos reuniões com o prefeito, que sempre nos apresenta os projetos, explica e tudo mais. Eles podem até ser aprovados, mas precisam ser analisados, principalmente quando são grandes”, ponderou.
FUTURO
Lucinda, aliás, cumpre seu segundo mandato consecutivo como prefeito e, em 2028, terá que indicar um sucessor. Santos, como ocorre com lideranças governistas, aparece como uma das opções. Porém, garante que ainda não pensa na possibilidade.
“Ainda é muito cedo. Vontade acredito que todos têm. Mas eu só fico analisando. Não vislumbrei isso. Queria ser vereador para pedir para todos os bairros, mas principalmente para a comunidade. Temos eleições ano que vem, então é muito cedo pra pensar nisso. Vamos esperar os próximos passos”, pontuou.