terça-feira, 30 de setembro de 2025 VALE DO RIO TIJUCAS E COSTA ESMERALDA

Cartas na mesa

Postado em 18 de agosto de 2025
Foto: Arquivo

Caso a reforma administrativa da gestão tijuquense seja aprovada na Câmara, e mais quatro secretarias se implementem no governo municipal, as novas pastas teriam comandos praticamente assegurados. Ou, pelo menos, pretendidos.

Na deslindada Casa Civil, que o prefeito Maickon Campos Sgrott (PP) fez questão de enfatizar importância, as cotações recaem, ainda, sobre o vereador Renato Laurindo Júnior (PL) – embora o parlamentar tenha publicizado, em resposta direta ao eleitorado oposicionista, que não assumiria o cargo.

Para a Pesca e Aquicultura, nenhuma surpresa. O ex-superintendente da Fundação Municipal de Esportes, Ezequiel de Amorim (PSD), recentemente substituído por Erivelto “Danone” Leal dos Santos (PL), estaria garantido no posto.

A pasta de Segurança Pública seria designada ao coronel Éder Jaciel de Souza Oliveira, agora na reserva da Polícia Militar estadual, unanimidade no setor e indicação incontroversa do vice-prefeito Rudnei de Amorim (PSD).

Já o Planejamento Urbano, que nasceria como base primária da infraestrutura municipal, teria comando da atual secretária de Obras, Loisiane dos Santos (PP), que passaria, em suma, a projetar as mudanças estruturais do município antes das execuções. A pasta ocupada por ela, em princípio, teria três substitutos sugeridos: o ex-vereador Odirlei Rezini, que atualmente comanda a Agricultura, o engenheiro Jordan Laus, servidor do departamento, e o ex-diretor do Samae, Fernando Steil, que ainda precisaria convencer a parcela contendora do grupo governista.

A administração municipal, no entanto, calcula que entre os trâmites legal e legislativo, se tudo correr como programado, as mudanças devam ocorrer somente em 2026. Ou nunca, a depender do que vier pela frente.

6 Comentários em “Cartas na mesa”

  1. Carlos Alberto disse:

    Antenor, se o Prefeito não sabe ele está infringindo uma Lei Municipal que diz que todos os prédios públicos só poden ser pintados de VERMELHO E BRANCO!!!

  2. Netto disse:

    Tirando a secretaria da Pesca, que é inútil, as demais secretarias não são ruim. Problema são os demais cargos inúteis de livre nomeação que estão juntos no projeto.
    Precisamos sim de concurso para funções como arquiteto, engenheiro de trânsito, medicos, economista, guardas……aí sim se o prefeito quiser desmembrar secretaria, a população o apoiará.

  3. Antenor Cabedelo disse:

    A foto da reportagem é antiga. A placa agora é azul. Vários prédios públicos sendo pintados também de azul, a cor do partido e da campanha do prefeito. O cara engana bem: diz que prefeitura tá quebrada, precisa contingenciar orçamento, aumentar impostos… três dias depois vem com criação de 32 cargos? Kkkkkkk esse cara é uma piada!

  4. Tijucano disse:

    Que reforma administrativa??? Criação de cabide de emprego isso sim. Único que fez reforma administrativa foi o Prefeito Elmis, em 2010. Faz contingência de 25% para criar cargos, acho que o povo é burro. 2028 é logo ali.

  5. Cláudio Antero Bournay disse:

    A população de Tijucas, principalmente aqueles eleitores que reclamam do trânsito caótico, dos buracos nas ruas, da falta de água, da vaga na creches e nas escolas, do ensino deficitário (o pior do Vale) l, da maternidade fechada a anos, da saúde horrível e seu atendimento desumano, deveria comparecer nas sessões da câmera de vereadores quando esse projeto que cria cargos, aumenta salários para abrigar amigos e inimigos comprados, para acompanhar como cada vereador vota. Não adianta reclamar , tem que fazer a sua parte. Exigir do seu candidato a vereador transparência e zelo com o dinheiro público. Esse absurdo vai quebrar as contas do município, mas alçará o objetivo do atual prefeito que é a reeleição.

  6. João de Deus disse:

    Essa notícia é a confirmação de tudo aquilo que todos já sabiam. O prefeito precisa de mais tetas para acomodar seus afilhados políticos.

Os comentários estão fechados.

O que você procura?