Futuro promissor
Se consumado, de fato, o que projetam os irmãos Álvaro e Almir Ornelas, Tijucas alcançará, em médio prazo, um patamar de desenvolvimento econômico e sustentável jamais imaginado. Gestores do Tijucas Marine Center – um audacioso empreendimento que pretende transformar o município num polo náutico internacional –, eles reuniram representantes da sociedade, imprensa e investidores, ontem, na Churrascaria Guarnieri Cunha, para detalhar a proposta. E convenceram.
O complexo náutico, na região compreendida entre a foz dos rios Santa Luzia e Tijucas, é sustentado nos quatro pilares da economia marítima – indústria, comércio, serviço e turismo náutico – e tem o conceito smart sea, que se faz num espaço de convivência e produção relacionado exclusivamente ao mar. Na primeira fase, que deve ser finalizada em 24 meses, o projeto prevê 137 terrenos, de mil a 30 mil metros quadrados cada, destinados especialmente às empresas e indústrias do segmento.
Quando concluído, o TMC deve gerar 4 mil empregos diretos; grande parte de mão de obra especializada, com formação nos cursos oferecidos no próprio complexo.