Crise do leite
Fotos: Divulgação
Há gestos que falam mais alto que discursos, e o deputado Altair Silva (PP) entendeu isso perfeitamente. Antes mesmo de a audiência pública que discutiu a crise que atinge a cadeia produtiva do leite começar, ele já estava de mangas arregaçadas, no pátio da Assembleia Legislativa, distribuindo leite e conversando com produtores rurais. O ato simbólico, repetido centenas de vezes ao longo da manhã, virou imagem do dia e síntese do tema: a valorização da cadeia leiteira catarinense.
O evento, realizado na noite desta quarta (12), lotou o auditório da Alesc com mais de 700 pessoas – produtores, cooperativistas, técnicos, lideranças políticas e autoridades estaduais e federais. A audiência foi convocada pelo próprio Altair, que preside a Comissão de Agricultura e Desenvolvimento Rural, e é hoje uma das principais vozes do agronegócio no Parlamento catarinense.

No plenário, o discurso consensual foi de que o setor atravessa uma crise grave. A combinação de custos altos, queda no preço pago ao produtor e falta de políticas estruturais ameaça a sobrevivência de mais de 20 mil famílias no estado.
Ao fim, um encaminhamento prático. A criação de um Grupo de Trabalho para consolidar propostas e pressionar o governo federal por soluções emergenciais e estruturantes.
