Opção para 2028
![](https://i2.wp.com/leonunes.blog.br/wp-content/uploads/2025/02/Fernanda3.jpg?ssl=1)
Um dos pilares centrais da administração de Diogo Francisco Alves Maciel (PL) nos últimos quatro anos, em Canelinha, a secretária de Educação, Fernanda Dias Jacintho, desponta como opção para a sucessão do governo em 2028.
Oriunda da iniciativa privada, a pedagoga ostenta no currículo diversas especializações na área. Em 2020, logo após a vitória de Alves Maciel no pleito municipal, aceitou o convite do mandatário canelinhense e assumiu a pasta pública.
Embora nunca tenha participado diretamente de um processo eleitoral ou disputado um cargo eletivo e aos mais próximos descarte a possibilidade, pesam a favor da educadora os altos indíces de aprovação da pasta.
Sob a gestão da secretária no governo de Alves Maciel, o município alcançou a melhor nota da história do Vale do Rio Tijucas no IDEB (Indíce de Desenvolvimento da Educação Básica), com número superior às médias estaduais e nacionais.
PEDRA CANTADA
O start para o projeto foi dado há alguns meses, ainda durante a exitosa campanha de reeleição de Alves Maciel. Impossibilitado legalmente de participar de qualquer ato público, a secretária representou o prefeito na inauguração do novo Komprão Koch Atacadista em Canelinha.
Após o discurso da pedagoga como representante da administração municipal, o CEO do Grupo Koch, José Evaldo Koch, prontamente rasgou elogios e, olhando ao mandatário canelinhense, que acompanhava a cerimônia da plateia, lançou a profecia: “Aqui está a sua sucessora, prefeito”. Pois então…