quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 VALE DO RIO TIJUCAS E COSTA ESMERALDA

Rejeição unânime

Postado em 18 de dezembro de 2025
Foto: Arquivo

Deixar o governo não significa virar a página. O ex-prefeito de Tijucas, Elói Mariano Rocha (PSD), vai começar o próximo ano sob forte pressão após o Tribunal de Contas de Santa Catarina recomendar, por unanimidade, a rejeição das contas do último ano de sua gestão. O julgamento aconteceu no dia 15, ou seja, um presente de Natal indigesto.

O julgamento da Prestação de Contas de 2024 apontou um conjunto de falhas consideradas graves pelo Tribunal: atraso de 131 dias na entrega dos documentos, silêncio do ex-prefeito mesmo após prazo concedido pelo TCE e despesas liquidadas sem lastro financeiro suficiente – um rombo equivalente a mais de 30 dias de arrecadação.

O relatório, relatado pelo conselheiro Aderson Flores, ainda destacou déficit orçamentário, desequilíbrio no Regime Próprio de Previdência Social (4,34% da receita) e descumprimento do mínimo constitucional na educação básica, que ficou em 88% frente aos 90% exigidos. Houve, também, problemas no balanço consolidado, incapaz de refletir com clareza a situação patrimonial do município.

Com o voto do relator acompanhado integralmente pelos conselheiros, a recomendação de rejeição foi unânime. Agora, a bola está no campo político. Caberá à Câmara de Vereadores de Tijucas dar a palavra final. E, nesse capítulo, a articulação do ex-prefeito deve entrar em jogo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que você procura?