Rejeição unânime
Foto: Arquivo
Deixar o governo não significa virar a página. O ex-prefeito de Tijucas, Elói Mariano Rocha (PSD), vai começar o próximo ano sob forte pressão após o Tribunal de Contas de Santa Catarina recomendar, por unanimidade, a rejeição das contas do último ano de sua gestão. O julgamento aconteceu no dia 15, ou seja, um presente de Natal indigesto.
Foto: ArquivoO julgamento da Prestação de Contas de 2024 apontou um conjunto de falhas consideradas graves pelo Tribunal: atraso de 131 dias na entrega dos documentos, silêncio do ex-prefeito mesmo após prazo concedido pelo TCE e despesas liquidadas sem lastro financeiro suficiente – um rombo equivalente a mais de 30 dias de arrecadação.
O relatório, relatado pelo conselheiro Aderson Flores, ainda destacou déficit orçamentário, desequilíbrio no Regime Próprio de Previdência Social (4,34% da receita) e descumprimento do mínimo constitucional na educação básica, que ficou em 88% frente aos 90% exigidos. Houve, também, problemas no balanço consolidado, incapaz de refletir com clareza a situação patrimonial do município.
Com o voto do relator acompanhado integralmente pelos conselheiros, a recomendação de rejeição foi unânime. Agora, a bola está no campo político. Caberá à Câmara de Vereadores de Tijucas dar a palavra final. E, nesse capítulo, a articulação do ex-prefeito deve entrar em jogo.
Últimas do Blog
Política
Nomeação e tradição
Escolha de dissidente de banda centenária para direção da Cultura acende discussão entre conservadorismo local e reforma da história em Nova Trento
Política
Restituição
Em ato derradeiro, presidente da Câmara Municipal de Canelinha promove a maior devolução de recursos ao Executivo da história do município
Política
Trono mantido
Por uninimidade, TRE anula decisão de primeira instância e absolve prefeito de Itapema de processo de cassação por abuso de poder político na campanha

Nunca na HISTORIA da Política em Tijucas houve um PARECER DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO com UNANIMIDADE de votos contra as contas de 1 Prefeito de Tijucas, o ROMBO é GRANDE !!! Quero esses VEREADORES vendidos votarem contra o TRIBUNAL!!