Luz verde
Como apontavam os prognósticos, a cerimônia de diplomação dos 13 vereadores eleitos de Tijucas serviu como sinal verde para que as conversas sobre a presidência do Legislativo saíssem do ponto morto e acelerassem.
As sondagens já foram retomadas e os contatos restabelecidos. Em tese, o bloco de oposição segue em maioria e, se unido, não teria dificuldades em eleger toda a mesa diretora da Casa do Povo, com placar de 8 a 5.
Mantida a base, os favoritos para o cargo seriam os vereadores reeleitos Erivelto Leal dos Santos (PL) e Cláudio Eduardo de Souza (MDB). A dupla, segundo se especula, já teria avançado em conversas para garantir a presidência por dois anos. Entretanto, dependeriam do aval dos colegas.
O vereador reeleito Esaú Bayer (PL), que integra o bloco, cumpre um roteiro de viagem em família e não participou da cerimônia de diplomação. Porém, tem a mesma pretensão dos colegas e garante ser nome certo na eleição interna, em 1º de janeiro.
DO OUTRO LADO
Do lado governista, a vitória no processo depende do convencimento de dois opositores. Diversas incursões já ocorreram. Os alvos, segundo fontes do Blog, teriam sido os vereadores Renato Laurindo (PL) e Flávio Henrique Souza (MDB).