terça-feira, 30 de setembro de 2025 VALE DO RIO TIJUCAS E COSTA ESMERALDA

Lixo, taxa e intimação

Postado em 26 de setembro de 2025
Foto: Arquivo

O município de Bombinhas não pode mais dispender R$ 630,90 para a ProActiva Meio Ambiente Brasil por tonelada de lixo coletada e transportada. De agora em diante, os pagamentos devem se limitar a R$ 296,75, valores praticados antes do contrato com a terceirizada, firmado em 2024 e que elevou a TCL (Taxa de Coleta de Lixo) em 70% para imóveis residenciais e em quase 100% para estabelecimentos comerciais.

A decisão vem do TCE (Tribunal de Contas do Estado), e convoca, ainda, o prefeito Alexandre da Silva (PSD), seu antecessor Paulo Henrique Dalago Muller (PSD) e o ex-secretário municipal de Saúde, Michel Horst Kirsten, a apresentarem as justificativas sobre o acordo com a ProActiva e o aumento da taxa, que a relatora Sabrina Nunes Iocken entendeu como “irregular”.

A representação foi formulada pela vereadora Lourdes Matias (NOVO), a partir das suspeitas de superfaturamento nos serviços. A parlamentar sustentou, na denúncia, que a contratação da prestadora, por dispensa de licitação, teria sido “fundada em urgência fabricada e com indícios de direcionamento”.

1 Comentários em “Lixo, taxa e intimação”

  1. Jormeson disse:

    Parabéns vereadora Lurdes e toda equipe do partido Novo de Bombinhas, pela bela atuação a frente do poder legislativo, fiscalizando e trazendo ao conhecimento da população de Bombinhas, esclarecimento referente ao pagamentos de impostos dos contribuintes, como exemplo esta taxa de lixo que vem sendo uma grande polêmica no município de Bombinhas, dentre outras polêmicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que você procura?