Doze ou trinta?
Coincidências à parte, o DINF (Departamento de Infraestrutura) da Secretaria de Estado da Infraestrutura respondeu hoje – seis dias após a AMAAVART (Associação dos Mineradores de Areia e Argila do Vale do Rio Tijucas) cobrar justificativas técnicas da Secretaria Municipal de Obras, Transportes e Serviços Públicos acerca da limitação, em 12 toneladas, do tráfego sobre a ponte do Porto do Itinga – requerimento do vereador Fernando Fagundes (PMDB) encaminhado ao Governo Estadual em 5 de abril. Diz o ofício 053/2017, com base no Memorial Descritivo e na Memória do Cálculo Estrutural da obra, que “a capacidade projetada é para 30 toneladas”.
Não se tem notícias, porém, que o secretário de Obras, Transportes e Serviços Públicos do município de Tijucas, vice-prefeito Adalto Gomes (PT), tenha documentos capazes de contrariar os laudos técnicos do DINF. Neste momento, portanto, os empresários que pedem o restabelecimento do tráfego na ponte têm a faca e o queijo nas mãos.
O que acontece é o seguinte: lembremos que a ponto do Itinga foi refeita somente a parte que ruiu. Sendo que a parte leste restou intacta. Portanto, a parte refeita talvez comporte trânsito acima de 12 toneladas, todavia, a parte que restou de pé (portanto aquela feita à época do Prefeito Lauro e reformada pelo Prefeito Uilson) não comporta peso acima de 12 toneladas. Assim, como impossível o uso somente de metade da ponte por motivos óbvios, razão assiste o Secretário de Obras em interromper o trânsito de caminhões acima de 12 toneladas.
Muito simples, se quebrar Itinga fica sem tráfego, Tijucas ficará sem agua. Os empresas rios que danificaram o bem público pagam a reconstrução da ponte caso venha a ser danificada pelo peso
Mesmo que a ponte suportasse 30 toneladas, que não é o caso. Mas quantas toneladas pesa um caminhão Truck ou Bi- trem carregado de areia?
Carreta 2 Eixos peso bruto= 33 ton;
Carreta 3 Eixos peso bruto= 41,5 ton;
Carreta Cavalo Truckado= 45 ton;
Bitrem= 57 toneladas.
Será que a Ponte Aguenta?
Para quem tem dúvida que com a liberação do trânsito para caminhões a Ponte cai, é só verificar o que está acontecendo com o asfalto na Estrada doTimbé, com os Caminhões passando com areia para a Construção do Rodoanel em Biguaçu.