Êxito esmorecido
80
No momento em que a sede do VipSocial – ao qual também sirvo profissionalmente – era atacada, quinta-feira (12), na pior demonstração da incivilidade humana dos últimos tempos em Tijucas, décadas depois de consumado o fim da mordaça no Brasil, eu recebia do Poder Legislativo do município, em requerimento da vereadora Fernanda Melo (MDB), uma honrosa Moção de Louvor pelos meus 14 anos de atenção integral à comunicação.
Coincidências à parte, pareceu, naquele instante, uma previsão do que afligiria a mídia regional. Enquanto o respeito ao nobre ofício de informar era a tônica da sessão, um importante braço da imprensa tijuquense sofria o agastamento da coerção, da repressão desmedida, da sanha brutal contra aqueles que se esteiam, por vocação ou abnegação, no direito à livre expressão. Uma noite feliz também pode ser muito triste.
Minha integral solidariedade ao Vip Social e aos profissionais que nele atuam. Como homem da comunicação social, desde 1987, me entristeço ao ver que, sob o “manto sacrossanto” da democracia, muito ainda temos que aprender, no trato civilizado e respeitoso e, sobretudo, na consideração das opiniões alheias. Mesmo assim, sonhadores, continuamos construindo, lutando e sonhando por dias melhores.
E que o debate, sempre, seja o do bom combate das ideias, como disse o Apóstolo.