sábado, 27 de junho de 2026 VALE DO RIO TIJUCAS E COSTA ESMERALDA

Honra ao mérito

Postado em 17 de junho de 2026
Fotos: Divulgação

O médico e ex-prefeito Gilberto Gonçalves Cândido, que governou São João Batista entre 1993 e 1996, foi homenageado hoje na Assembleia Legislativa. A proposição foi do presidente Júlio Garcia (PSD) e reconhece, antes da trajetória na vida pública, seus 50 anos dedicados à medicina.

Neste mês, Dr. Gilberto completa meio século de atuação profissional, tornando-se, ao longo desse tempo, referência na região. Entre os maiores feitos, estariam os mais de 8 mil partos realizados e as passagens marcantes por hospitais e postos de saúde em todo o Vale do Rio Tijucas. História de “um médico com ‘M’ maiúsculo”, segundo o proponente da honraria, ou um “sacerdócio”, de acordo com a secretária-geral da Alesc, Marlene Fengler.

No campo político, além da prefeitura, viu, ainda, o filho, Daniel Netto Cândido (PSD), governar São João Batista por dois mandatos consecutivos, entre 2013 e 2020, e alcançar a suplência do parlamento catarinense na eleição passada.

Honra ao mérito

Postado em 29 de maio de 2026
Foto: Divulgação

A vereadora Lourdes Matias, de Bombinhas, recebeu ontem, em São Paulo, o Prêmio Libertas. O galardão do Instituto Libertas, que forma, orienta e monitora parlamentares do NOVO em todo o território nacional, reconhece aqueles que se destacaram ao longo do ano em quesitos como atuação legislativa, desempenho no exercício do mandato e responsabilidade no uso dos recursos públicos.

Nas redes sociais, Lurdinha comemorou o feito e disse que tem “orgulho de representar um mandato que fiscalizou, que levou denúncias ao TCE e obteve resultados, que votou contra privilégios e abriu mão do auxílio alimentação, que não usou passagens aéreas, não usou diárias e nem colocou a máquina pública a serviço de interesses próprios ou de apoiadores”.

A bombinense ficou entre os 32 vereadores novistas mais bem avaliados do Brasil.

A companhia da filha, advogada Jadna Matias da Silva, no evento e na foto oficial, a propósito, não foi por acaso. O mandato do NOVO em Bombinhas tem sido exercido, na prática, a quatro mãos – e contado com o apoio do núcleo local do partido, que a vereadora tratou de “filiados voluntários” e sublinhou que “constroem esse projeto sem nada pedir em troca”.

Congratulação

Postado em 24 de março de 2026
Foto: Divulgação

Se a laureada Canelinha, que ostentava o vulgo de Cidade das Cerâmicas, tem, hoje, o título de Capital Catarinense do Motocross, deve-se muito ao deputado estadual Carlos Humberto Metzner Silva (PL). Foi ele quem, ao lado do prefeito Diogo Francisco Alves Maciel (PL), labutou para que a Lei Estadual 19.532, que requalificou a história do município em novembro passado, fosse proposta e aprovada. Os agradecimentos vêm, agora, em forma de Moção de Aplausos e Reconhecimento na Câmara canelinhense.

O parlamento municipal, por indicação dos vereadores Jackson Miguel Machado (PL), Clodoaldo Mafra (PL) e Valdeli Mário Melo (PSD), confere o galardão a Carlos Humberto hoje, em sessão especial.

Para justificar a distinção, os proponentes afirmam, no manifesto da moção, que “ao transformar uma tradição em lei, o deputado não apenas homenageia o passado glorioso de pilotos e organizadores (de eventos de motocross na cidade), mas impulsiona o futuro do turismo esportivo e da economia local”.

Desabafo

Postado em 10 de setembro de 2025
Foto: CMT/Divulgação

“Não aguento mais!”, descarregou o vereador José Vicente “Zezinho” de Souza e Silva (PL) na tribuna da Câmara Municipal de Tijucas, nesta semana. Ele reclamou da falta de reconhecimento popular aos seus atos como parlamentar e presidente da Associação de Moradores do Bairro Nova Descoberta, mas, principalmente, das “puxadas de tapete” que vem acumulando depois que ingressou na vida pública.

“Conseguimos o calçamento da Rua do Canto, do loteamento do Waltrudes, a quadra de esportes, e agora dizem que o projeto foi de um cara há dez anos atrás”, protestou, sem mencionar nomes.

Zezinho aproveitou a presença do secretário de Estado do Meio Ambiente e Economia Verde, Emerson Stein (MDB) – que estava na Casa para receber uma Moção de Louvor do parlamento tijuquense –, para destacar, na comunicação direta com o portobelense, a luta em favor de melhorias na rodovia SC-410, que corta o bairro.

“Não teve um vereador que se preocupasse mais com a SC-410. Eu, como presidente da associação de moradores, tive reuniões com o governador, com o deputado estadual (Nilso) Berlanda (PL), com o deputado federal Jorge Goetten (REPUBLICANOS-SC), com o Jerry (Comper, secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade)… as obras devem começar neste mês, e agora tem gente que diz que o mérito é seu”, seguiu reclamado.

Sobrou até para a instalação de lombadas em Nova Descoberta, outro dos pleitos do vereador, já aprovado no plenário da Câmara. “Fui descobrir, estavam fazendo um abaixo-assinado para os quebra-molas. Como assim?! Se já foi aprovado aqui?”, questionou.

Não se sabe ao certo, entretanto, para quem foi o recado de Zezinho nos microfones da Câmara, mas tudo leva a crer que as intrigas são políticas e eleitorais, de concorrentes diretos por votos na localidade. Pois então…

Justa reparação

Postado em 18 de junho de 2025
Foto: Larissa Martinelli/Divulgação

Incrivelmente, o deputado estadual Altair Silva (PP), natural de Major Gercino mas criado em São João Batista, não era reconhecido oficialmente um cidadão batistense – ainda que contasse com significativa folha de serviços prestados ao município e representasse um dos mais tradicionais grupos políticos da Capital Catarinense do Calçado.

Essa pressuposta injustiça, no entanto, foi reparada. Ele vai receber o título de Cidadão Honorário em 17 de julho, em sessão solene da Câmara Municipal.

A honraria foi proposta pelos vereadores Fábio Norberto Sturmer (PP), Jardel Corrêa (PP), Ronaldo “Cocada” Melo (PP) e Alexandre “Barata” Peixer Baltazar (UNIÃO), que comunicaram pessoalmente, em comitiva, o homenageado na Assembleia Legislativa ontem.

GRATIDÃO

Nas redes sociais, emocionado, Silva celebrou a indicação e fez questão de evidenciar a bandeira de São João Batista orgulhosamente exposta em seu gabinete na Alesc.

História rica

Postado em 1 de novembro de 2024
Foto: Agência AL

A Paróquia Senhor Bom Jesus dos Aflitos, de Porto Belo, recebeu uma homenagem da Assembleia Legislativa de Santa Catarina pelos 200 anos de história. A cerimônia, realizada ontem (31), foi proposta pelo deputado estadual portobelense, Emerson Stein.

A Igreja foi erguida em 1814 e inaugurada 10 anos depois, antes da emancipação política do município. A construção de alvenaria é a segunda mais antiga de Porto Belo e, para muitos pesquisadores e especialistas, a arquitetura colonial do prédio reflete a história da região.

“Não é apenas um reconhecimento, mas uma celebração do valor cultural e espiritual que a Paróquia representa para a identidade da nossa comunidade”, disse o parlamentar, durante as homenagens.

Rosto conhecido

Postado em 29 de maio de 2024
Foto: Divulgação

O ex-deputado federal Deltan Dallagnol, reconhecido nacionalmente por ter coordenado a força-tarefa da Operação Lava Jato quando, à época, atuava como procurador da República, esteve em Bombinhas, nesta semana, para um encontro com lideranças do NOVO.

A legenda vem se organizando com vistas nas eleições municipais de outubro e tem, inclusive, a advogada Jadna Matias da Silva como pré-candidata à chefia do Executivo municipal, além de pré-candidatos ao Legislativo.

Dallagnol recebeu mais de 345 mil votos dos paranaenses, em 2022, mas teve o registro da candidatura cassado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), no ano passado, resultando na perda do mandato de deputado federal.

Em forte discurso ao público presente, junto à pré-candidata a prefeita do NOVO bombinense, o paranaense defendeu o combate à corrupção, o envolvimento de “pessoas competentes” na política e outras pautas abordadas pela legenda.

Fã de carteirinha

Postado em 27 de maio de 2024
Foto: Arquivo Pessoal

Amante do futebol e torcedor fervoroso do Clube de Regatas do Flamengo, o deputado estadual Emerson Stein (MDB) não perdeu a oportunidade de tietar o ex-jogador multicampeão pelo clube carioca, Filipe Luís, homenageado semana passada pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

Natural de Jaraguá do Sul, o ex-atleta rubronegro recebeu uma moção de aplausos em reconhecimento aos relevantes feitos no esporte. Stein fez questão de acompanhar os colegas de parlamento e autores da proposta, Vicente Caropreso (PSDB) e Antídio Lunelli (MDB) – ambos conterrâneos de Filipe Luís -, na entrega da placa.

O portobelense ainda posou para uma foto ao lado do ex-lateral-esquerdo da Seleção Brasileira e exibiu orgulhosamente o autógrafo recebido em uma camiseta do clube do coração, com o nome do parlamentar e o sugestivo número 15 às costas.

“Acompanhei cada lance da carreira com admiração e emoção. Ver essa merecida homenagem é gratificante. Guardarei com carinho esse autógrafo como um símbolo da jornada e do impacto no esporte”, escreveu Stein em suas redes sociais.

Laços estreitos

Postado em 14 de dezembro de 2023
Foto: Arquivo Pessoal

O prefeito de Nova Trento, Tiago Dalsasso (MDB), fez questão de enaltecer e reconhecer a importância da aproximação com o Governo do Estado, sobretudo com o governador Jorginho Mello (PL) e o secretário da Infraestrutura e Mobilidade, Jerry Comper.

A proximidade com o deputado estadual licenciado não é uma novidade, aliás, já que Comper e Dalsasso nutrem uma relação de amizade. Já com Mello, os laços ficaram mais estreitos ao longo dos últimos meses. “O senhor não promete, o senhor faz”, escreveu o neotrentino ao chefe do Executivo estadual.

A mensagem, a propósito, foi escrita justamente no anúncio da assinatura da adesão de Nova Trento ao programa de transferências de recursos, destinados para obras de pavimentação asfáltica, drenagem pluvial, implantação de passeios e sinalização viária, em especial, no bairro Espraiado.

“Hoje é um dia muito especial, para mim e para o Moacir. É mais infraestrutura para o nosso município, para nossos cidadãos, para nossos visitantes… Enfim, é mais um passo para o asfalto do bairro Espraiado e demais ruas do nosso município”, complementou Dalsasso.

Patriota raiz 

Postado em 4 de dezembro de 2023
Foto: Luan Lucas

O ex-vereador e pré-candidato a prefeito de Tijucas, Sidney Machado, o Ney da Tijusat, confia que o envolvimento ideológico com as pautas defendidas pelo PL nacional podem alavancar o seu nome para representar o partido nas eleições do ano que vem.

Em entrevista ao programa LINHA DE FRENTE, na última quinta-feira (30), o empresário afirmou que, embora os liberais trabalhem com outros nomes para o pleito, a vaga deveria ser dele, por reconhecimento aos apoios irrestritos.

“Pela minha caminhada e defesa das bandeiras. Desde a minha ida ao PL, não tive opiniões diferentes. Sou taxativo no que acredito e vou até o final. Não é poder pelo poder. Quero entrar, com apoio do partido, e fazer diferente. Por merecimento. Por vestir a camisa e estar junto”, explicou.

CONCORRÊNCIA

A disputa eleitoral, aliás, já começou dentro do próprio PL de Tijucas. O empresário não poupou críticas, inclusive, a outro pré-candidato do partido, Thiago Peixoto dos Anjos. “Estamos no mesmo partido, mas somos concorrentes. Hoje disputou com ele dentro do partido”, bradou.

“Posso disputar com o Coisa Querida [Sérgio Fernandes Cardoso, prefeito em exercício], que já esteve em Florianópolis conversando com o Seu Heleno [Orlandino Martins, assessor do governador Jorginho Mello], posso disputar com o Fernando [Fagundes, vereador de Tijucas]… Isso não é uma disputa? Então toda disputa tem concorrência”, completou Machado