Intenções de voto
Se confirmada a pesquisa do Jornal Razão, contratada junto ao respeitado Instituto Mapa, o candidato governista Maickon Sgrott (PP) voa em céu de brigadeiro. De acordo com o levantamento, ele lidera os índices de intenção de votos com 31,7% enquanto os adversários, Elmis Mannrich (MDB) e Thiago Peixoto (PL), se ajuntam com 26,6% e 24,6% respectivamente.
Nem tanto pelos números, mas pelo cenário gerado. A conjeturada vantagem de Sgrott, ainda que pequena, intensifica-se justamente porque, a propósito, os rivais aparecem muito próximos. Ou seja: tanto os eleitores de Mannrich quanto os de Peixoto seguiriam, em observação aos prognósticos, esperançados e incapazes de optar pelo chamado voto útil – que, invariavelmente, beneficiaria o movimento de oposição que ocasionalmente se destacasse.
O instituto, entretanto, atenta para a margem de erro da pesquisa: 5,2 pontos percentuais. O que, circunstancialmente, colocaria os três candidatos em condição de empate técnico.
…
CONTRAPONTO
A verificação publicada no Razão discrepa dos números divulgados pelo candidato Elmis Mannrich nas redes sociais.
Segundo postagem do emedebista, e de acordo com pesquisa contratada junto ao Data Voz Inteligência de Mercado e Marketing, ele lideraria o quadro de intenções de votos com 34% contra 30% de Sgrott e 22% de Peixoto. O que, ainda assim, suscitaria o empate técnico com o governista, mas afastaria o candidato do PL da disputa.
Essa pesquisa da mapa é tão boa, tão honesta que a soma dos votos validos é maior que 100% kakakakakakaksk mexeram demais e esqueceram da calculador…confia
Quem conhece como se faz pesquisa, os métodos e para que serve entende. Maicon e Tiago bateram resultado igual nas 2. Elmis deu discrepância, mas dentro da própria margem de erro. Logo, se ajustar a pesquisa pela mediana e margem de erro, Maicon teria 31%, Elmis 30% e o Tiago 23%.
O eleitor do Maicon é consolidado, é o que aprova o trabalho do Elói, o que tava indeciso já foi pro Tiago depois dos debates. O do pmdb também é consolidado, é o histórico do Elmis, talvez ele consiga algo a mais pela repercussão do debate, pois foi o melhor e ficou fora da briga direta.
Já Tiago errou na estratégia ao focar nos 2 debates bater demais no Maickon e colar em dissidentes do Elói. E como não tem histórico de direita e nem participação na campanha de 2022 Bolsonaro aqui em Tijucas, não sabemos até onde consegue puxar voto bolsonarista.
Hoje, na fotografia atual, a disputa é Maicon e Elmis, com tendência para Maicon.
Assumindo a seriedade do instituto, 5.2% de margem de erro é um valor que dá margem a muita indefinição.
Léo, faltou comentar na nota a data da apuração dos dados da pesquisa do Mapa, dias 23 e 24/09, há 10 dias atrás. Uma eternidade numa campanha tão equilibrada. Naquele período, tínhamos um empate técnico entre Maickon e Elmis. Na pesquisa mais recente, do Instituto DataVoz, o candidato Elmis já aparece na frente! Mostrando um forte crescimento e tendência de vitória.
Forte abraço
Essa campanha deveria se chamar de ” O milhão contra o tostão “, duelo de Ilson Sgrot X Cabral [sogro do Tiago] e o tostão o Elmis!