Segurança aparente
Foto: Divulgação
Na teoria, Bombinhas seria a cidade mais segura da região. Mas, na prática, esse dado tem sido fortemente combatido por uma onda recente de crimes insolucionados.
Foto: DivulgaçãoEm 2022, o então prefeito Paulo Henrique Dalago Müller (PSD) mandou instalar 220 câmeras de videomonitoramento no município. O sistema, de alta tecnologia, com inteligência para reconhecimento e identificação veicular e facial, deveria, em tese, evitar – ou, pelo menos, inibir – a criminalidade. Nos últimos meses, entretanto, furtos, roubos e arrombamentos têm sido registrados com frequência na cidade.
O caos foi agravado com a incineração de duas viaturas do Demutran (Departamento Municipal de Trânsito), semana passada, sem que os autores fossem identificados.
O aumento significativo das ocorrências, aliado à resposta deficitária das forças de segurança, provocou questionamentos sobre o custo-benefício do sistema de videomonitoramento e, principalmente, sua efetividade. Somente em 2026, quase R$ 800 mil foram dispendidos na manutenção do equipamento, terceirizado, com contrato de concessão ativo no município.
Única vereadora de oposição em Bombinhas, Lourdes Matias (NOVO) levou o caso para a tribuna da Câmara e lançou a pergunta: “o sistema funciona ou é só aparência?”. A interpelação contraria ofício da prefeitura, que, em outubro passado, afirmou que todas as câmeras estariam em pleno funcionamento.
Descrente na resposta do município, Lurdinha protocolou ofício diretamente na Delegacia de Polícia Civil pedindo o relatório das ocorrências com data, horário e local exato dos crimes e as imagens disponíveis em cada caso. Segundo a parlamentar, o objetivo seria apurar outra conjeturada transgressão: “se o dinheiro público está produzindo segurança real ou apenas aparência de segurança”.
Últimas do Blog
Política
Quebra de paradigma
Rivais na disputa da prefeitura de Tijucas em 2024, Maickon Campos Sgrott, Elmis Mannrich e Thiago Peixoto dos Anjos se reencontram em clima ameno
Política
Faça o que faço
Conhecido dos tijuquenses, candidato a deputado estadual se autodenomina "Xerife das Contas Públicas" e garante que vai reduzir ICMS e IPVA
Política
Lavanderia
Radialista, empresário e vereador trocam farpas no microfone e na internet depois de encontro com Júlia Zanatta no comércio de São João Batista
