Última dança
Após mais de 30 anos de vida pública, o vereador reeleito por Canelinha e presidente do Legislativo municipal, Eloir João Reis (PSD), o popular Lico, já sabe a data em que encerrará a trajetória política: 31 de dezembro de 2028.
O ex-prefeito concorreu a cargos eletivos em oito das últimas nove eleições, ausentando-se das urnas somente em 2008, ano em que concluiu o período no comando do Executivo canelinhense e decidiu não tentar a reeleição.
Na carreira, Lico acumula cinco candidaturas ao Legislativo, com sucesso em três delas. Já nas disputas majoritárias foram duas tentativas como prefeito, com retrospecto de uma vitória e uma derrota, além de um êxito como candidato a vice-prefeito de Antônio da Silva (PP), em 2012.
Dias atrás, na primeira sessão ordinária de Câmara de Vereadores após as eleições de 2024, o presidente comunicou a decisão. “Terei uma pessoa pra me substituir daqui quatro anos. Sei o momento de parar”, revelou Lico nos microfones do plenário.
Parabéns ao meu Vereador Lico.
Saber parar é para poucas pessoas que sabem usar a inteligência e tem disconfeometro.
Lico, homem simples e muito trabalhador, é um dos grandes nomes da política canelinhense. Prefeito uma vez, vice-prefeito uma vez e três vezes vereador. Deu uma grande contribuição como político canelinhense. Mais que isso, um funcionário público por excelência… trabalhou muito pela saúde dos menos favorecidos. Por um lado, é uma pena saber que encerrará seu ciclo em breve. Mas, saindo, deixa a sensação de dever cumprido e a sociedade clama por novos representantes à sua altura. Não é um político que vive de falar… ele age. Muito sucesso, companheiro Lico.