terça-feira, 22 de abril de 2025 VALE DO RIO TIJUCAS E COSTA ESMERALDA

Fusão iminente

Postado em 22 de abril de 2025
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Foto: Divulgação

Presidido em Santa Catarina pela deputada estadual Ana Paula da Silva, de Bombinhas, o PODEMOS deve oficializar uma fusão com o PSDB, ainda em abril, com vistas no futuro eleitoral das duas legendas.

O PODEMOS, que há pouco mais de dois anos incorporou o extinto PSC, ganhou tamanho no cenário nacional, mas não alcançou o patamar que os tucanos um dia atingiram e sonham em retornar. Com o movimento, ambos somariam 27 deputados federais, 401 prefeitos e 5.330 vereadores.

Já o PSDB, com a manobra, busca uma sobrevida. O partido que governou o país por oito anos, entre 1995 e 2002, perdeu consideravelmente a representatividade e busca uma fusão para se manter vivo no cenário político. Além de PODEMOS, os tucanos chegaram a tratar a possibilidade de se unir a MDB e PSD.

IMPACTO REGIONAL

Entre os municípios do Vale do Rio Tijucas e Costa Esmeralda, PSDB+PODEMOS – nome temporário que deve ser adotado pela fusão -, somará seis mandatos ativos, em Bombinhas, São João Batista e Nova Trento.

Na Terra de Santa Paulina, porém, mora a maior incógnita. Isso porque os tucanos, que já administraram o município com Orivan Jarbas Orsi, entre 2009 e 2012, participam do grupo do prefeito Maxiliano de Oliveira (PL). Já os podemistas, em 2024, trabalharam pela reeleição de Tiago Dalsasso (MDB).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O que você procura?