terça-feira, 30 de abril de 2024 VALE DO RIO TIJUCAS E COSTA ESMERALDA

Rota das águas

Postado em 1 de agosto de 2017
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

A recorrente problemática do verão, especialmente em Bombinhas, parece ter solução. O município litorâneo, que sofre com a falta de água na alta temporada, procura em Tijucas a mão amiga que tanto necessita. Numa viagem de 27 quilômetros, por adutoras de 500 milímetros de diâmetro, a Capital do Mergulho Ecológico pretende trazer do Rio Tijucas a água que falta na rede de abastecimento da cidade. De acordo com o projeto, 2,5% da capacidade hídrica de fornecimento do rio seriam destinados à população bombinense que triplica entre dezembro e março.

Todos os detalhes do tratado foram apresentados, claramente, pela prefeita Ana Paula da Silva (PDT), acompanhada de representantes da Águas de Bombinhas e engenheiros responsáveis pelo projeto, ontem, na Câmara Municipal de Tijucas. Segundo a mandatária, a obra não traz qualquer prejuízo aos tijuquenses; uma vez que, no acordo entre os dois municípios, firmou-se que apenas as áreas rurais da Capital do Vale serviriam ao trajeto das adutoras.

CONTRAPONTO

O vice-prefeito Adalto Gomes (PT), também presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas, não esteve totalmente convencido de que a obra não traria inconvenientes à população. Fez questão de assegurar que será um fiscal, para que essa intervenção não afete Tijucas negativamente.

Postura semelhante teve o chefe do departamento de Meio Ambiente no município, oceanógrafo Narbal Andriani Júnior, que acusou os executores do projeto de estarem “atropelando” os processos.

11 Comentários em “Rota das águas”

  1. Jefferson disse:

    Que use os recursos do pedágio ecológico pra construir uma lagoa, ora pois!

  2. Antônio lopes disse:

    Já que nós moradores de Tijucas temos que pagar pedágio para entrar em Bombinhas, deveriam os nobres vereadores e o Prefeito de fazer uma proposta para nós moradores de Tijucas não pagar este pedágio ou não daria está autorização.

  3. Luíza Cardoso disse:

    Vai pagar pedágio pela nossa água? Vão pagar alguma coisa pelo nosso recurso natural? Vão deixar os cidadãos de Tijucas ir e vir de bombinhas sem pagar pedágios? Se a prefeitura hoje fosse do PMDB, duvido que o presidente da bacia hidrográfica permitiria isso, pelo contrário, iria mobilizar a cidade contra.

  4. Cachaceiro disse:

    Gente tenham calma. Esse projeto vai ficar no papel. Onde a dona Paulinha vai arrumar dim dim..

  5. Antônio lopes disse:

    Os tubos(canos), já estão na cabeceira dá ponte dá Itinga, é só ir ver.

  6. Silvia disse:

    A dona Paulinha já arrumou o dinheiro
    Ganhou a água de Tijucas e nos tijucas vamos continuar pagando pedagio p entrar em Bombinhas.

  7. Dagmar disse:

    Q sina dos cola branca né? Stel vendeu nossa água pra Itapema de 2001/2004, agora o profi também vai fazer um negocinho com a água?

  8. Sandro Moreira disse:

    Já se perguntaram quanto Bombinhas pretende pagar para captar água do Rio Tijucas e passar por suas terras adutoras que vira e mexe vão estar estourando, trazendo ainda mais problemas para Tijucas?!

    Tijucas fica com o ônus enquanto Bombinha fica com o bônus!

    Que tal tijucas cobrar um bom pedágio pela água, já que este é algo de tão precioso…

    Ou será que os mandatários tijuquenses é que vão encher os bolsos e a população vai ficar a ver navios e pagando pedágio!

  9. serginho disse:

    Quem vai vender a água será a águas de Bombinhas , nós Tijucanos continuaremos a pagar o pedágio cultural , o Adalto vai continuar fiscalizando o que nada será fiscalizado e o cidadão de Tijucas quase assombrado pelo presídio será o fornecedor que nada cobrará , pois a água é patrimônio da Humanidade , isto é , não se pode negar ……

  10. Lindolfo Erasmo Cardoso disse:

    É admirável o AMOR do nosso Governador por Tijucas.
    Concede autorização para o Município de Bombinhas, captar água em Tijucas e insiste em construir uma Penitenciária.
    Enquanto Bombinhas vai desfrutar das benefices da água(aumento significativo no valor dos imóveis, mais qualidade de vida a população.
    Tijucas vai penar com os transtornos que uma Penitenciária causa.
    Alegam que é só 2,5% da água, isso não é pouco, significa que a cada 100litros de água que corre no Rio 2, 5 litros, irão para Bombinhas.
    Com esse precedente qual é o próximo município que virá pegar agua em Tijucas.
    Nada contra a Prefeita Paula, está fazendo seu trabalho com excelência, mas não entendi porque veio falar com os Vereadores agora, poís os trabalhos já começaram a mais de 1 mês lá no Bairro Itinga.

  11. zé dos anzóes. disse:

    Meus amigos, o Rio Tijucas não é bem do município, todos os rios pertencem à União, portanto, carece de autorização do Município de Tijucas. Cabe aos donos dos terrenos particulares e ao Município de Tijucas cobrar pela passagem da tubulação e dos prejuízos advindos dessa suposta passagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O que você procura?