Fiel da balança
26
O prefeito eleito Diogo Francisco Alves Maciel (PSL), de Canelinha, já iniciou a peregrinação por governança na Câmara. Com apenas dois peesselistas na próxima legislatura — José Tarquino Melo Neto e Vagner Simas —, ele precisa de pelo menos mais três vereadores aliados para conquistar a maioria no Legislativo e a gestão sem estorvos na Casa do Povo.
Parte da solução vem do PSD, com Eloir João “Lico” Reis e Moacir Elias praticamente acertados na bancada situacionista. As negociações iniciaram pouco tempo depois das eleições, e o martelo já teria sido batido.
O fiel da balança, no entanto, é o estreante Robinson Carvalho Lima (PP), que faz jogo duro. Único progressista eleito e com votos em todas as urnas da Cidade das Cerâmicas, ele vem assumindo postura de neutralidade; e, especula-se, tem ampla cotação para a presidência da Câmara — sobretudo com apoio do MDB, que inicia 2021 com quatro vereadores e a maior bancada da Casa. Tanto o prefeito eleito quanto os emedebistas já teriam procurado o advogado para tratar da aliança no Legislativo.