sexta-feira, 19 de junho de 2026 VALE DO RIO TIJUCAS E COSTA ESMERALDA

Mérito Esportivo

Postado em 29 de maio de 2026
Foto: Divulgação

A Câmara Municipal de Tijucas realizou, ontem, sessão solene para a entrega do Prêmio Mérito Esportivo. O evento reconheceu a trajetória de 13 pessoas com atuação destacada em diversas modalidades esportivas e no trabalho social.

A premiação foi criada por meio da Resolução 5, de 2020. O objetivo é valorizar desportistas, dirigentes e árbitros que elevam o nome da cidade. O presidente da Casa, vereador Flávio Henrique Souza (MDB), conduziu a cerimônia e destacou o papel de transformação promovido pela prática esportiva: “O esporte tira o ser humano do caminho ruim. Ter uma ocupação e praticar um esporte faz parte da vida do ser humano”, pontuou.

Durante a sessão, cada parlamentar entregou a honraria ao seu indicado. Em ordem alfabética, os homenageados de 2026 foram:

  • Evandro Souza, indicado pelo vereador Flávio Henrique Souza;
  • Fabio Nascimento Benavides, indicado pela vereadora Lizandra Dadam (NOVO);
  • Gilmar Nascimento Teixeira, o Kid, indicado pelo vereador Écio Hélio de Mello (PL);
  • Guilherme Schneider Pereira, indicado pelo vereador José Vicente de Souza e Silva (PL);
  • Hener Martins Painelli, indicado pelo vereador Júlio César Bucoski (PP);
  • Jean Fernandes, o Sorocaba, indicado pela vereadora Nadir Olindina Amorim (PSD);
  • Joacir José dos Santos, o Cidinho, indicado pelo vereador Cláudio Eduardo de Souza (MDB);
  • Laizi Silva, indicada pelo vereador Esaú Bayer (PL);
  • Marcos Vinícius Dutra Vieira Lopes, indicado pelo vereador Renato Laurindo Júnior (PL);
  • Osvaldino Joaquim Moresco, o Vadinho, indicado pelo vereador Paulo César Pereira (PSD);
  • Ricardo Alexandre dos Santos, indicado pelo vereador Maurício Poli (UNIÃO);
  • Vilson Pedro Felipe, o Biriba, indicado pelo vereador Fabiano Morfelle (MDB);
  • Walber Silva Ribeiro, indicado pelo vereador Vilson José Porcíncula (PP).

DESTAQUES

A árbitra assistente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Laizi Silva, foi a única mulher a receber a honraria nesta edição. O vereador Esaú Bayer, autor da indicação, elogiou a trajetória da profissional no futebol: “Ela é uma referência e um orgulho para Tijucas. É um exemplo para várias outras meninas que queiram começar na área da arbitragem”,  destacou o parlamentar.

Por motivos de saúde, o vereador Cláudio Eduardo de Souza não pôde comparecer à sessão. Ele foi representado por sua assessora, Ana Paula Carraro, que entregou a placa ao professor de educação física Joacir José dos Santos.

Ao final da solenidade, que também contou com a execução dos hinos Nacional e de Tijucas, os convidados e os familiares participaram da foto oficial no Plenário.

Sacada

Postado em 23 de dezembro de 2025
Foto: Divulgação

Tijucas fecha 2025 com um anúncio de peso no esporte. A Fundação Municipal de Esportes terá como superintendente adjunto Gilmar Nascimento Teixeira, o Kid, ex-atleta da Seleção Brasileira de Voleibol e nome histórico da modalidade.

O próprio Kid fez o anúncio nas redes sociais. Disse que assume o cargo no dia 5 de janeiro e deixou claro o tom da missão. Fortalecer o esporte local e criar oportunidades concretas para crianças e adolescentes, dentro e fora das quadras. Na publicação, marcou a chefe de gabinete Leila dos Anjos Costa e o superintendente da Fundação, Erivelto Leal dos Santos.

O currículo fala por si. Kid construiu carreira sólida no voleibol nacional e internacional, destacou-se como ponteiro e entrou para a história ao ser o primeiro líbero a atuar pela Seleção Brasileira. No caminho, acumulou títulos sul-americanos, conquistas na Liga Mundial, ouro na Copa dos Campeões, medalhas na Copa América, prata no Pan de Havana em 1991 e presença nos Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000.

Agora, troca o uniforme da seleção pela prancheta da gestão esportiva.