quinta-feira, 18 de abril de 2024 VALE DO RIO TIJUCAS E COSTA ESMERALDA

Salário de vereador

Postado em 6 de junho de 2018
  •  
  •  
  • 25
  •  
  •  

Entra legislatura, sai legislatura, e o assunto sempre vem à tona: o salário do vereador é justo? Não à toa, vez ou outra uma ovelha negra traz o tema à apreciação do plenário, com projetos e justificativas; num rompante de consciência, para estremecer as bases ou para contentar a torcida. A bola da vez, agora, é a Câmara de São João Batista.

O vereador Fábio Norberto Sturmer (PP) tem o projeto na gaveta, pronto para ser apresentado. Ele deve propor a redução dos vencimentos dos edis batistenses, dos atuais R$ 4,1 mil para o mínimo nacional.

A matéria, entretanto, costuma provocar sensações diversas; da aclamação popular à inquietude da classe parlamentar, que habitualmente se abraça e consegue impedir o corte. Na mesma Capital Catarinense do Calçado, em 2015, a propósito, o então vereador Gilberto Montibeller (MDB) apresentou a mesma proposta; que foi rejeitada, evidentemente.

RECLAMAÇÃO GERAL

Os vereadores de Tijucas também estão na berlinda. Um grupo formado no Facebook vem se organizando para protestar na Câmara Municipal e reivindicar a redução dos vencimentos dos parlamentares, que, na Capital do Vale, supera os R$ 7 mil. A manifestação estava programada para anteontem, mas não houve sessão.

Em resposta aos reclamantes, via rede social, a vereadora Fernanda Melo (MDB) concordou com a proposta. “Deveria ser de um salário mínimo (a remuneração do vereador), ou até sem pagamento, por contribuição voluntária”, escreveu.

11 Comentários em “Salário de vereador”

  1. Marisa SIlva de Sant’anna disse:

    O maior crime cometido contra a população de Tijucas foi quando mudaram o número de cadeiras de 09 para 13. Foi na calada da noite, quando a rádio não transmitia, sem discutir com a sociedade, na surdina. Alem de reduzir o salário, poderiam também reduzir o número de vagas para 09. Demonstrariam com essa atitude que não estão lá somente para legislar em causa própria, trabalhar pouco e ganhar muito. Fica a dica para quem é sério e pensa no povo e não no próprio bolso.

  2. Henri disse:

    Amanhã estarei na Câmara protestando, pauta: formação de comissão parlamentar de inquérito para análise sde atos de improbidade administrativa dos vereadores e servidores, redução de comissionados do Legislativo e Executivo, redução dos salários dos vereadores para o mínimo nacional, redução dos salários dos comissionados de acordo com os salários dos servidores, redução do número de vereadores de 13 para 9.

  3. Daniel Inocêncio disse:

    Apoiado, Henri!!!

  4. CARUDO disse:

    Aqui em Tijucas se só pensarem em mexer nos salários do vereadores, o bicho vai pegar. Sabemos que a nossa câmara tem vereador, que há anos que depende exclusivamente desse “emprego”. Se mexer morre da fome.

  5. Norton disse:

    O Henri tá certo! Responsabilidades precisam ser apuradas e a despesa gerada pela Câmara de Vereadores precisa ser discutida. Qual a necessidade de 13 vereadores, custando em torno de 10 mil reais mensais (salário e encargo) aos cofres públicos, trabalhando aproximadamente 12 horas por mês (6 sessões de 2 horas mais ou menos)?

  6. Norton disse:

    Vereança não é profissão, deveria ser serviço voluntário!

  7. Norton disse:

    Outra coisa:

    Léo, dei uma olhada na publicação da vereadora Fernanda e vi que ela concorda com o salário como está para que se tenha vereadores qualificados. Apesar desse entendimento ser muito claro para mim, a opinião dela é, no mínimo, ambígua!

    Concordas?

  8. Léoncio disse:

    Tem vereador que é igual a jabuticaba largar do pau morre.

  9. Joesley disse:

    Leoncio kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Tem vereador que não sabe se sobe pra cima ou se desce pra baixo… pior… não sabe se sobre pra cima ou se sobre pra baixo… kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  10. Mauricio Corrêa disse:

    O mais engraçado disso tudo é que eles ainda se acham “Otoridade” kákáká comem nosso dinheiro, vivem do nosso dinheiro e ainda debocham…há se o povo soubesse votar, político vadio, come e dorme, sem profissão definida e pouca escolaridade seriam banidos.

  11. Dedé disse:

    Sanguessugas do povo e do dinheiro do povo!!!!!!! E tem uns que ainda falavam dos vereadores da vez passada, como? Tão fazendo pior!!! Tem uns que diziam que iam fazer diferente, que iam mudar!!!! Para né? Só Mudaram as moscas…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O que você procura?