sábado, 17 de maio de 2025 VALE DO RIO TIJUCAS E COSTA ESMERALDA

Sinal amarelo

Postado em 7 de maio de 2024
Foto: Luan Lucas | Arquivo

O drama enfrentado pela população do Rio Grande do Sul, diante da maior tragédia ambiental da história do Estado, acendeu o alerta de boa parte do país para os efeitos de fenômenos climáticos similares, cada vez mais recorrentes.

Em Tijucas, por exemplo, um antigo tema de debates e discussões voltou à pauta: a dragagem do Rio Tijucas. Estima-se que, décadas atrás, alguns trechos do curso d’água na Capital do Vale tinham mais de 20 metros de profundidade.

Entretanto, atualmente, especula-se que estas mesmas áreas apresentam apenas pouco mais de um metro, embora nenhum estudo oficial tenha sido publicado a respeito. O processo natural de assoreamento do Rio é apontado como o principal responsável pelo problema.

Grupos de pescadores tijuquenses aproveitaram a oportunidade para cobrar a dragagem, novamente, dos poderes públicos. O procedimento de escavação melhoraria a navegação no rio e, ainda, poderia diminuir os riscos de enchentes, apontam os líderes da reivindicação.

Em tempo: no ano passado, o então prefeito em exercício Sérgio Fernandes Cardoso (PSD) assinou uma ordem de serviço para a contratação de uma empresa para a elaboração de estudo e processo de licenciamento ambiental da dragagem.

4 Comentários em “Sinal amarelo”

  1. Jose netto disse:

    Arrecadação de Tijicas pela população que tem, está entre as 25 maiores de SC. Mas nada aqui funciona quando se trata de prefeitura. Nenhum serviço é referência em nada. E incrível, quem entra pobre sai rico.
    Não vão fazer essa obra. Não sabem e não querem.

  2. Carlos disse:

    Porto belo tem arrecadação e população 50% menor que Tijucas e já fez 2 molhes! Aonde vai esta arrecadação monstruosa de Tijucas? Alguém tá ganhando!! Tem certa empreiteira que está sorrindo a toa!….

  3. Cláudio Carvalho disse:

    TRAGÉDIA ANUCIADA!! O que aconteceu no Rio Grande do Sul, que sirva de exemplo para estas pessoas que se dizem AUTORIDADES, pois o que vem acontecendo em Tijucas e região com estes aterros é loteamentos só pensando no bolso sem autorização dos órgãos ambientais, ou nas coxas, cito loteamento Hercilio Feller, loteamento dos Bayer, loteamento Fazenda Eliane, e loteamentos no Sul do Rio, pergunto aonde vai parar estás Águas?? Onde está o molhe, onde está a dragagem do rio, a maior enchente de Tijucas foi 1961, a próxima vai ser PIOR!!!

  4. Oráculo Ramos disse:

    Parece que o Rio Pereque e o Rio Itapema/Areal receberam melhorias de infraestrutura e foram dragados. Será que a ordem de serviço foi para aqueles cursos de água? Faria bastante sentido, considerando as circunstâncias residenciais.

Os comentários estão fechados.

O que você procura?