domingo, 28 de junho de 2026 VALE DO RIO TIJUCAS E COSTA ESMERALDA

Quadra e caneta

Postado em 6 de outubro de 2025
Foto: Luan Lucas

Completando um ano desde a reeleição, nesta segunda-feira (6), o prefeito de Canelinha, Diogo Francisco Alves Maciel (PL), parece mais à vontade, e não apenas no gabinete. Longe da gravata e do discurso formal, ele vestiu bermuda e camiseta para estrear no Campeonato Municipal de Futsal com o Oeste.

Na semana passada, mesmo com uma agenda recheada de inaugurações e compromissos oficiais, Maciel fez questão de entrar em quadra. O jogo, contra o Lageadense, no Ginásio Gercino Giacomossi, terminou com o prefeito atraindo mais olhares que a própria bola.

Agora, o time do Oeste carrega um novo apelido: “o time do prefeito” — e o número 22, estampado na camisa de Maciel, virou símbolo dessa mistura entre política e esporte.

E se o desempenho administrativo às vezes é cobrado pela oposição, dentro das quatro linhas o placar foi irrefutável: 2 a 0 para o time do prefeito. Ao menos no futsal, Diogo não pode ser chamado de pé frio.

Dias de glória

Postado em 3 de outubro de 2025
Foto: Olho Vivo Can

O prefeito de Canelinha, Diogo Francisco Alves Maciel (PL), segue em ritmo acelerado de entregas. Na noite desta quinta-feira (02), foi a vez da inauguração da reforma do centro esportivo na comunidade da Galera, palco de festa e vitrine política tanto para o dono da caneta quanto para a secretária de Educação, Fernanda Dias Jacintho, já colocada no tabuleiro como “prefeiturável”.

E a agenda não para por aí. Ainda nesta semana, Maciel assinou a ordem de serviço para a construção do coreto no Parque Municipal Professora Emília Simas Montibeller. O recurso vem de emenda parlamentar do ex-deputado estadual Emerson Stein (MDB), viabilizada pela vereadora Janaira Reis (PSD), com o objetivo de dar novo fôlego à cultura local.

A estratégia é a de apertar o passo. Afinal, 2026 já desponta no horizonte. Até que se diga o contrário, Maciel mantém-se firme no páreo, mirando uma cadeira na Assembleia Legislativa no próximo ano.

Honra ao mérito

Postado em 17 de setembro de 2025
Foto: Divulgação

O prefeito de Canelinha, Diogo Francisco Alves Maciel (PL), viveu ontem um daqueles momentos de sintonia fina com o Legislativo – condição muito diferente da enfrentada no primeiro mandato, quando a oposição era maioria no parlamento.

Em tom de reverência, recebeu na Câmara Municipal uma Moção de Aplauso e Reconhecimento pela conquista da instalação do quartel do Corpo de Bombeiros no município, inaugurado no início do mês.

A homenagem, mais que simbólica, foi também um gesto de alinhamento político. A iniciativa partiu dos vereadores Jackson Miguel Machado (PL), Janaira Reis (PSD), Clodoaldo Mafra (PL), Leandro Mafra (PL) e Valdeli Mário Melo (PSD).

No texto da Moção, os proponentes justificaram que “a instalação da nova unidade do CBMSC traz benefícios inestimáveis para Canelinha e região, garantindo serviços de resgate e salvamento mais rápidos e fortalecendo o sistema de atendimento de emergência”.

Final feliz

Postado em 5 de setembro de 2025
Foto: Divulgação

Saiu do papel um antigo desejo do prefeito Diogo Francisco Alves Maciel (PL). O quartel do Corpo de Bombeiros Militar em Canelinha foi inaugurado na tarde de ontem. O prédio, erguido com recursos próprios do município, foi instalado junto à Fundação Hospitalar.

A cerimônia também marcou a promoção do 3º sargento José Diogo Ferreira Roque Hass, que assumiu o comando do recém-instituído quartel.

Estiveram presentes autoridades de peso, como o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, coronel Fabiano de Souza, e o comandante da 3ª Companhia do 13º Batalhão de Tijucas, capitão Gabriel Barreto de Melo, além do secretário de Estado do Meio Ambiente e Economia Verde, Emerson Stein (MDB).

ANTES, PORÉM

A instalação do Corpo de Bombeiros Militar em Canelinha foi precedida por uma polêmica votação na Câmara Municipal, que quase travou o projeto e escancarou as tensões entre Legislativo e Executivo.

Foi preciso uma rodada de conversas e ajustes de bastidores para que o clima se acalmasse e o quartel, enfim, pudesse ser inaugurado sem turbulências.


Leia também:

Apaziguamento

Agora vai!

Postado em 4 de setembro de 2025
Foto: PMC/Divulgação

Em corrida paralela por uma possível candidatura ao parlamento estadual, o prefeito de Canelinha, Diogo Francisco Alves Maciel (PL), tem pressa. De olho no futuro político, ele tem buscado mostrar serviço no presente e transformar projetos em vitrine.

Dias atrás, uma equipe técnica da Caixa Econômica Federal esteve na localidade de Urussanga para vistoriar o terreno onde serão erguidas 25 casas populares. O acompanhamento foi feito pela gestora de convênios da prefeitura, Ana Cláudia Moresco, e pela arquiteta e urbanista Daiana Luiza Nicolau.

O tema, porém, não é novo na Cidade das Cerâmicas, e nem isento de polêmica. Em 2023, os vereadores, em sólida maioria oposicionista, barraram um projeto semelhante que previa 48 unidades habitacionais. Na época, a justificativa foi a falta de diálogo sobre a escolha do local, na Rua Valdemar Severino, região já marcada por adensamento de moradias conjugadas. E o resultado da queda de braço foi a perda do recurso.

Agora, Alves Maciel aposta em uma nova chance para virar o jogo.

Desagravo

Postado em 2 de setembro de 2025
Fotos: Reprodução

A confraternização Granfpolis (Associação dos Municípios da Grande Florianópolis), em Governador Celso Ramos, na sexta-feira (29), terminou em protesto político. Em coro – e até em vídeo –, prefeitos da região deixaram claro que não querem o vereador Carlos Bolsonaro (PL), do Rio de Janeiro, como candidato ao Senado por Santa Catarina. O nome defendido por eles é o da deputada federal Caroline De Toni (PL-SC).

O manifesto, que já circula entre lideranças políticas, mostra chefes do Executivo unidos no “grito de guerra”. Entre eles, o tijuquense Maickon Campos Sgrott (PP), o canelinhense Diogo Francisco Alves Maciel (PL) e seu vice Antonio Carlos Machado Junior (PSD), além do neotrentino Maxiliano de Oliveira (PL) e o majorense Rodrigo dos Santos (PP).

Nos discursos que acompanharam o registro, a linha foi a mesma. A região não aceita “alguém de fora” ocupando o espaço político catarinense. Do Vale do Rio Tijucas, apenas Juliano Peixer (UNIÃO), de São João Batista, não aparece no vídeo.

A movimentação ganha contornos de recado direto à cúpula do PL. Isso porque, dias antes, o presidente nacional do partido, Valdemar Costa Neto, havia defendido uma dobradinha formada por Esperidião Amin (PP-SC) e Carlos Bolsonaro para a corrida ao Senado.

A reação dos prefeitos foi imediata e barulhenta.

DE PONTA A PONTA

Se na Grande Florianópolis o recado já havia sido dado, no Vale do Itajaí e Costa Esmeralda o discurso foi o mesmo. O segundo filho do ex-presidente Jair Bolsonaro não é bem-vindo na disputa pelo Senado em Santa Catarina. Prefeitos da Amfri (Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí) se reuniram mais tarde, em Balneário Camboriú, e reafirmaram apoio a Caroline De Toni como nome legítimo do Estado para a vaga.

Na mesa do jantar estavam Carlos Alexandre “Xepa” de Souza Ribeiro (PL), de Itapema, Joel Orlando Lucinda (MDB) e seu vice Ailto Neckel de Souza (PL), de Porto Belo, Alexandre da Silva (PSD), de Bombinhas, e mais uma vez Diogo Francisco Alves Maciel, de Canelinha, e Maickon Campos Sgrott, de Tijucas.

Em tempo: Sgrott e Maciel, que já haviam participado anteriormente do encontro da Granfpolis, reforçaram a linha de resistência a Carlos Bolsonaro. O evento, que reuniu representantes do PL, MDB, PSD e PP, escancarou a costura política regional.

Apaziguamento

Postado em 19 de agosto de 2025
Fotos: Divulgação

Depois de alguma turbulência na discussão, semana passada, para a criação de vagas de motoristas para o município – que seriam cedidos estrategicamente ao Corpo de Bombeiros local –, Executivo e Legislativo canelinhenses tentaram aparar arestas em um encontro carregado de simbolismo político.

A junção entre o prefeito Diogo Francisco Alves Maciel (PL), vereadores, tanto da base quanto da oposição, e representantes do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, agora, colocou panos quentes na discussão. Estiveram na reunião o sargento Décio Lunardelli, da 3ª Companhia do 13º Batalhão, e o 3º sargento José Diogo Roque Hass, que deve assumir oficialmente o comando do quartel em Canelinha.

A conversa girou em torno da instalação dos Bombeiros no município, promessa antiga e vitrine política para ambos os poderes. Entre os pontos de colisão, no entanto, estaria o projeto para mais motoristas no quadro da prefeitura, que serviriam tanto ao município quanto à corporação. Um detalhe administrativo que, indiretamente, implica em questões eleitorais e fomenta o cabo-de-guerra no plenário da Câmara.

Com sutileza característica, Alves Maciel usou o clima ameno do encontro para pedir ao presidente do Legislativo, Leandro Mafra (PL), que a proposta seja votada hoje. A pressa tem motivo: sem a aprovação, o cronograma que prevê a inauguração do quartel no próximo dia 28 estaria comprometido.

Reforço de peso

Postado em 14 de agosto de 2025
Foto: Divulgação

Se política e futebol não se discute, em Canelinha esse aforismo pode ser revisto. O prefeito Diogo Francisco Alves Maciel (PL) decidiu trocar, pelo menos por algumas noites, o gabinete pelos vestiários e a caneta pela bola.

No segundo semestre, ele passa a defender as cores do Oeste Futsal na disputa da Série B do Campeonato Municipal da modalidade. A posição é a de fixo, no comando da defesa e contenção dos ataques rivais – qualquer semelhança com a rotina eleitoral seria mera coincidência. Nas costas, o número 22, claro.

Alves Maciel, aliás, não é o único do time da prefeitura no elenco do Oeste. O chefe de gabinete adjunto Valdeci Nunes Filho foi inscrito como pivô e o comandante do departamento de Assuntos da Juventude, Daniel Boris da Silva, é o goleiro.

O certame, dos mais tradicionais do calendário esportivo do município, ainda aguarda a definição das datas para que, enfim, seja dado o apito inicial.

Verbas e pleitos

Postado em 11 de agosto de 2025
Foto: PMC/Divulgação

Se não for candidato a deputado estadual em 2026, muito provavelmente o prefeito de Canelinha, Diogo Francisco Alves Maciel (PL), apoiaria a reeleição do amigo e correligionário Carlos Humberto Metzner Silva (PL). O alinhamento entre ambos sempre foi claro e cristalino.

Na semana passada, a propósito, o chefe do Executivo canelinhense recebeu, mais uma vez, a visita de Metzner Silva – o mais constante dos parlamentares liberalistas no Vale. Na bagagem, cifras generosas: R$ 960 mil já garantidos na conta do município e a promessa de mais R$ 500 mil até dezembro.

O ex-vice-prefeito de Balneário Camboriú se comprometeu, ainda, com outro pleito local: um projeto de Lei, na Assembleia Legislativa, para a oficialização de Canelinha como capital do motocross. A proposta, segundo acordado, deve avançar no parlamento catarinense ainda em 2025.

Xeque-mate

Postado em 6 de agosto de 2025
Foto: Divulgação

Ao pé do ouvido, naquele encontro informal de semana passada, o prefeito Diogo Francisco Alves Maciel (PL) e o deputado federal Rafael Pezenti (MDB) conversaram sobre muito mais que o aumento do capital eleitoral do congressista em Canelinha e a destinação de emendas para investimentos no município.

O chefe do Executivo canelinhense, que respira política e nunca descuida do amanhã, quis saber, intimamente, a quantas anda a propalada federação entre REPUBLICANOS e MDB nos corredores de Brasília, e que impacto esse arranjo teria na Cidade das Cerâmicas em 2028.

Alves Maciel controla o REPUBLICANOS no município e ainda tem o MDB como principal força opositora. Caso a união das duas legendas se confirme, e com as peças certas no tabuleiro, o cenário poderia ser ainda mais auspicioso para o grupo governista no enfrentamento local.

A ideia, segundo quem ouviu o tête-à-tête, seria a atração, por gravidade, de setores emedebistas para o projeto de situação e, consequentemente, a depopulação das bases inimigas. A conferir.