segunda-feira, 22 de junho de 2026 VALE DO RIO TIJUCAS E COSTA ESMERALDA

Honra ao mérito

Postado em 17 de junho de 2026
Fotos: Divulgação

O médico e ex-prefeito Gilberto Gonçalves Cândido, que governou São João Batista entre 1993 e 1996, foi homenageado hoje na Assembleia Legislativa. A proposição foi do presidente Júlio Garcia (PSD) e reconhece, antes da trajetória na vida pública, seus 50 anos dedicados à medicina.

Neste mês, Dr. Gilberto completa meio século de atuação profissional, tornando-se, ao longo desse tempo, referência na região. Entre os maiores feitos, estariam os mais de 8 mil partos realizados e as passagens marcantes por hospitais e postos de saúde em todo o Vale do Rio Tijucas. História de “um médico com ‘M’ maiúsculo”, segundo o proponente da honraria, ou um “sacerdócio”, de acordo com a secretária-geral da Alesc, Marlene Fengler.

No campo político, além da prefeitura, viu, ainda, o filho, Daniel Netto Cândido (PSD), governar São João Batista por dois mandatos consecutivos, entre 2013 e 2020, e alcançar a suplência do parlamento catarinense na eleição passada.

Segurança em alta, carreira em debate

Postado em 17 de junho de 2026
Foto: Leo Munhoz/Secom

O governador Jorginho Mello (PL) costuma afirmar que Santa Catarina tem a melhor Segurança Pública do país. Os números do Atlas da Violência 2026 reforçam essa percepção: Jaraguá do Sul aparece como a cidade mais segura do Brasil entre os municípios com até 100 mil habitantes.

Ao mesmo tempo, o governador enfrenta pressão de parte dos profissionais da área, especialmente das praças militares, que reivindicam melhorias na carreira e na valorização da categoria.

A expectativa é de que, nas próximas semanas, chegue à Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina) o projeto de lei que trata do plano de carreira da categoria.

Embora a proposta tenha sido discutida entre o Governo do Estado e as entidades representativas, a tendência é que o texto receba modificações durante sua tramitação no Legislativo, em razão das demandas ainda existentes e das negociações que devem ocorrer no parlamento.

Pausa estratégica

Postado em 7 de maio de 2026
Foto: Divulgação

A deputada estadual Ana Paula da Silva se licenciou do cargo, ontem, por quatro meses. Presidente estadual do PODEMOS, a ex-prefeita de Bombinhas deve se dedicar integralmente, nesse período, à articulação partidária e aos ensejos da pré-campanha. Ela pretende se candidatar a deputada federal nestas eleições.

Com a licença, Paulinha deu espaço ao suplente Rodrigo Fachini (PODE), que já foi empossado. O discurso do substituto, aliás, emparelha-se com o da titular e tem base, sobretudo, em mulheres vítimas de violência.

Com a posse de Fachini, Joinville passa a contar, agora, com cinco deputados no parlamento estadual. Os outros representantes da maior cidade catarinense na Alesc são Matheus Cadorin (NOVO), Carlos Henrique de Lima (PL), Maurício Peixer (PL) e Fernando Krelling (MDB).

O novo mapa da Alesc após a janela

Postado em 15 de abril de 2026
Foto: Agência AL/Divulgação

O cenário político de Santa Catarina, depois do fechamento da janela partidária, mostra um governo com uma rede de apoio muito ampla na Assembleia Legislativa. O governador Jorginho Mello (PL) conseguiu não apenas ampliar a base, como também organizar alianças de maneira bem pragmática, o que deve facilitar a aprovação de pautas e reduzir o espaço para oposição.

O PL se consolidou como o principal partido nesse arranjo, com 14 deputados, e funciona no Legislativo como o núcleo de sustentação do governo. Além disso, partidos como REPUBLICANOS e NOVO também participam da base e ajudam a dar mais consistência política e ideológica ao projeto de reeleição de Jorginho.

Um ponto interessante é a posição do MDB, que conseguiu manter suas seis cadeiras na Alesc, e que apesar do discurso de independência, depois de ser “chutado” pelo governador, na prática tem mostrado proximidade ao governo em muitas votações. Lideranças como Antídio Lunelli, Jerry Comper e Fernando Krelling frequentemente adotam posições alinhadas ao Executivo, o que acaba ampliando a maioria governista.

Com isso, o PSD e os partidos de esquerda acabam ficando isolados na Assembleia. Mesmo mantendo suas bancadas, têm pouca capacidade de barrar projetos. Ao mesmo tempo, legendas menores, como PODEMOS e PRD, perderam espaço, o que também contribuiu para um cenário mais favorável ao governo.

No geral, Jorginho entra na fase final do mandato com um parlamento bastante alinhado ao Executivo. O principal desafio daqui para frente pode não ser lidar com a oposição, mas sim administrar uma base tão grande e diversa. Com muitos aliados disputando espaço, existe o risco de conflitos internos, especialmente na definição das candidaturas para as eleições que se aproximam.

Tecnologia

Postado em 26 de fevereiro de 2026
Foto: Jeferson Baldo/Agência AL

O deputado estadual Maurício Eskudlark (PL) encontrou um meio de se expressar na tribuna da Assembleia Legislativa e driblar os inconvenientes da esclerose lateral primária – doença degenerativa com a qual passou a conviver há três anos e que afeta, entre outras capacidades físicas, a fala. Ontem, o parlamentar participou das breves comunicações com manifesto gerado por inteligência artificial, em vídeo.

Presente no plenário, e assíduo na Casa, ele fez questão de usar o espaço para, mais uma vez, assumir o compromisso de encampar a luta por tratamentos necessários a pacientes acometidos por doenças raras degenerativas. Intimamente, Eskudlark pensa, sobretudo, em concluir o mandato com dignidade “até o último dia”, como costuma repetir.

Embora com todas as funções cognitivas em perfeita atividade, o parlamentar decidiu que não vai concorrer à reeleição. Quer que, no lugar que ocupa, eleja-se a ex-prefeita de Salete, Solange Schlichting (PL), a Chica, pré-candidata a deputada estadual nestas eleições. “Ela tem o meu perfil e conhece nossas bandeiras”, diz.

Mandato expandido

Postado em 19 de fevereiro de 2026
Foto: Divulgação

Reviravolta na formação do MDB na Assembleia Legislativa: o deputado estadual Emerson Stein, que deixaria o parlamento catarinense em 2 de março, no retorno do titular Jerry Comper à cadeira, pode permanecer por mais quatro meses no cargo.

As conversas estariam adiantadas com Tiago Zilli (MDB), que se licenciaria voluntariamente do Legislativo. Stein, primeiro suplente do partido, seguiria na Alesc e apenas mudaria de gabinete, uma vez que a estrutura que ocupa atualmente pertence, por direito, a Comper, e seria retomada.

Concluídos os trâmites, o modelo de atuação do portobelense, que previa dedicação integral ao trabalho de articulação eleitoral nos próximos meses, sofreria leves alterações. Inclusive no gabinete local, em Porto Belo, que continuaria de portas abertas até junho.

De volta ao jogo

Postado em 27 de novembro de 2025
Foto: Divulgação

Mal reassumiu sua cadeira e o deputado Emerson Stein (MDB) já voltou à rotina de compromissos oficiais. O parlamentar participou da 1ª Marcha Nacional dos Deputados Estaduais, realizada nesta semana em Brasília – evento que reuniu representantes de todos os estados e marcou a pauta política nacional com discussões sobre o papel do Legislativo nas reformas em curso.

Stein integrou a comitiva que representou Santa Catarina no encontro. Entre os temas debatidos, ganhou destaque a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que trata da reforma administrativa, voltada a fortalecer os Legislativos estaduais e ampliar a autonomia das assembleias na gestão de suas estruturas internas.

E, claro, aproveitou o evento para reforçar conexões políticas.

Crise do leite

Postado em 13 de novembro de 2025
Fotos: Divulgação

Há gestos que falam mais alto que discursos, e o deputado Altair Silva (PP) entendeu isso perfeitamente. Antes mesmo de a audiência pública que discutiu a crise que atinge a cadeia produtiva do leite começar, ele já estava de mangas arregaçadas, no pátio da Assembleia Legislativa, distribuindo leite e conversando com produtores rurais. O ato simbólico, repetido centenas de vezes ao longo da manhã, virou imagem do dia e síntese do tema: a valorização da cadeia leiteira catarinense.

O evento, realizado na noite desta quarta (12), lotou o auditório da Alesc com mais de 700 pessoas – produtores, cooperativistas, técnicos, lideranças políticas e autoridades estaduais e federais. A audiência foi convocada pelo próprio Altair, que preside a Comissão de Agricultura e Desenvolvimento Rural, e é hoje uma das principais vozes do agronegócio no Parlamento catarinense.

No plenário, o discurso consensual foi de que o setor atravessa uma crise grave. A combinação de custos altos, queda no preço pago ao produtor e falta de políticas estruturais ameaça a sobrevivência de mais de 20 mil famílias no estado.

Ao fim, um encaminhamento prático. A criação de um Grupo de Trabalho para consolidar propostas e pressionar o governo federal por soluções emergenciais e estruturantes.

Saída estratégica

Postado em 13 de novembro de 2025
Foto: Divulgação

O ciclo de Emerson Stein (MDB) no primeiro escalão do governo Jorginho Mello (PL) chega ao fim, e o movimento é de retorno à Assembleia Legislativa. Após oito meses à frente da Secretaria de Meio Ambiente e Economia Verde, o ex-prefeito de Porto Belo prepara o retorno ao parlamento, mirando as eleições de 2026.

A saída do secretariado está prevista para a próxima semana e faz parte de uma estratégia de reposicionamento. O período no governo estadual foi calculado e, segundo aliados, bem aproveitado. Stein usou o cargo para expandir articulações regionais, reforçar sua base e estreitar laços com lideranças municipais que devem pesar nas urnas.

A interlocutores o emedebista tem dito que o retorno é necessário para “ficar mais perto das bases”, sobretudo em Porto Belo e região da Costa Esmeralda, onde construiu capital político.

A substituição no comando da Secretaria deve permanecer sob indicação do MDB, que segue afinado com o governador. A relação, aliás, se estreitou desde que o partido passou a ocupar espaço no governo liberal, consolidando uma aliança que pode se transformar em chapa majoritária – com o MDB pleiteando a vice de Jorginho Mello (PL) em 2026.

Nos bastidores, Stein sai do governo com saldo político positivo. Ganha musculatura estadual e manteve o nome aquecido.

Agricultura em vitrine

Postado em 11 de novembro de 2025
Foto: Alesc

Altair Silva (PP) voltou a colocar o setor que representa sob os holofotes. Na noite desta segunda-feira (10), a Assembleia Legislativa promoveu uma sessão especial para celebrar os 50 anos da Embrapa Suínos e Aves, referência nacional sediada em Concórdia. A homenagem exaltou meio século de pesquisa, tecnologia e inovação que ajudaram a transformar Santa Catarina em potência na suinocultura e avicultura.

A iniciativa partiu do próprio Altair, presidente da Comissão de Agricultura e Desenvolvimento Rural da Alesc, que fez questão de frisar o impacto da instituição no agronegócio catarinense.

Segundo o parlamentar, o salto produtivo do estado passa diretamente pelo trabalho técnico e científico da Embrapa, que, ao lado de cooperativas e agroindústrias, pavimentou o caminho para que as carnes catarinenses se tornassem protagonistas na balança comercial brasileira.

“É uma homenagem justa pelo que a Embrapa representa nesses 50 anos”, resumiu.