domingo, 28 de junho de 2026 VALE DO RIO TIJUCAS E COSTA ESMERALDA

Turismo religioso

Postado em 5 de novembro de 2018

O governador Eduardo Pinho Moreira (MDB) acaba de fazer o que seu antecessor, Raimundo Colombo (PSD), sequer deu importância: reconhecer – por meio da sanção da lei estadual 17.589 – a Rota Turística Caminhos de Santa Paulina, que envolve os municípios de Nova Trento, São João Batista, Canelinha, Tijucas, Camboriú e Balneário Camboriú.

A rota, de fato, com 64 quilômetros de extensão, já existe há tempos, e é percorrida a pé por romeiros de todos os lugares do Brasil. Mas Colombo, que em sete anos de governo nunca nem visitou o Santuário de Santa Paulina, a primeira – e única, até o momento – santa brasileira, ignorou a proposta de desenvolvimento do turismo religioso no Vale do Rio Tijucas. Não à toa, recebeu das urnas, na eleição para o Senado, a resposta por tamanha impassibilidade com a região.

Recepção calorosa

Postado em 15 de maio de 2018

Aquele grupo de romeiros citados na nota “Caminho santo“, em 30 de abril no Blog — que percorreu, dias atrás, um trajeto de 60 quilômetros a pé, todo por estradas interioranas, entre Camboriú e o Santuário de Santa Paulina, em Nova Trento — foi recepcionado pelo empresário Pedro Paulo Laus, de Tijucas, no portentoso sítio que mantém na localidade de Oliveira. Dois casais de caminhantes, aliás, na passagem, posaram no local.

Laus, anfitrião de primeira grandeza, recebeu os participantes do recém-inaugurado Caminho de Santa Paulina com mesa farta; e teve a companhia, na feita, do prefeito Gian Francesco Voltolini (PP), de Nova Trento, que prestigiou o evento e desfrutou da hospitalidade do empresário tijuquense.

Tietagem

Postado em 30 de abril de 2018
Foto: Divulgação

Na recepção ao deputado federal Jair Messias Bolsonaro (PSL-RJ), ontem, no Aeroporto Internacional de Navegantes, estava o tijuquense Renato Sartori, chefe do Departamento de Estrada de Rodagem e Transportes, da Secretaria Municipal de Obras, Transportes e Serviços Públicos.

Sartori, admirador confesso do pré-candidato à presidência da República, conseguiu, ainda, se espremer entre as inúmeras caravanas apoiadoras de Bolsonaro e registrar o contato com o ídolo. O deputado federal veio a Santa Catarina para cumprir agenda política e religiosa, primeiro com a executiva estadual do PSL e depois no congresso dos Gideões Missionários da Última Hora, em Camboriú.

Caminho santo

Postado em 30 de abril de 2018

Um grupo de 25 romeiros planeja inaugurar no sábado (5) o Caminho de Santa Paulina — um trajeto de 60 quilômetros para ser percorrido a pé, todo por estradas interioranas, entre Camboriú e o Santuário de Santa Paulina, em Nova Trento.

A sinalização completa, com 35 placas informativas e indicativas, foi instalada na semana passada. No fim, o caminhante recebe, ainda, um certificado especial de participação, da prefeitura e do santuário, como recordação.

Tempo livre

Postado em 27 de fevereiro de 2018
Foto: Ivan Rupp

A prefeita de Bombinhas, Ana Paula da Silva (PDT), tem, agora, mais tempo para se dedicar à campanha por uma cadeira no parlamento catarinense. Pré-candidata a deputada estadual nestas eleições, a mandatária bombinense entregou a presidência da Amfri (Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí) para o prefeito de Camboriú, Elcio Kuhnen (MDB). A nova diretoria da associação, eleita no início do mês, tem, ainda, nas respectivas primeira e segunda vice-presidências, o prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira (PSB), e o prefeito de Balneário Piçarras, Leonel José Martins (PSDB).

Paulinha esteve à frente da Amfri entre 2016 e 2017, e, para disputar as eleições de 2018, deve passar também, definitivamente, no vencimento do prazo de desincompatibilizações, a prefeitura de Bombinhas para o vice-prefeito Paulo Henrique Dalago Müller (PTB).

Na foto, a prefeita Ana Paula da Silva, de Bombinhas, agora ex-presidente da Amfri, com os recém-empossados diretores da associação.

Lote minado

Postado em 22 de junho de 2017

Tem respingos em Tijucas, com atenção especial a um conhecido e atuante personagem do ramo dos loteamentos imobiliários na cidade, a Operação Terra Prometida, do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), que cumpre, neste momento, sete mandados de prisão e 25 de busca e apreensão em residências, escritórios particulares e órgãos públicos também em Camboriú, Balneário Camboriú, Bombinhas, Ilhota e Itapema.

Diz-se no meio que o tijuquense estaria envolvido com negócios dos irmãos Laffitte, executivos da loteadora de mesmo nome presos hoje; e que ele teria, inclusive, nesta manhã, recebido a visita dos policiais na Capital do Vale. As informações ainda são superficiais.

  • A operação foi denominada “Terra Prometida” em razão de que parte dos pagamentos de propina oferecidos e pagos aos servidores públicos investigados era realizada por meio da entrega de lotes até então pertencentes às empresas beneficiadas pelo esquema criminoso.

Satisfação

Postado em 21 de março de 2017

A inauguração, quinta-feira (23), às 15h, do Jardim das Esculturas, na Avenida Beira-Mar, em São José, é motivo de muito orgulho para o empresário Alexandre Lamim, o Puera, que administra a BR Lamim Empreendimentos em Tijucas.

Todas as oito obras, produzidas por artistas de sete países Brasil, Alemanha, Espanha, Irã, Japão, Macedônia e Taiwan durante o Simpósio Internacional de Esculturas em Pedra, no ano passado, foram talhadas no mármore Corteccia, extraído da jazida da Mineração Congonhas, em Camboriú, outro dos empreendimentos de Lamim.

De acordo com a prefeitura, o parque é o primeiro do mundo com acessibilidade para deficientes visuais. As esculturas têm descrição em braile e mapa tátil, além de miniaturas das obras para total compreensão das formas.

Limpeza consciente

Postado em 6 de setembro de 2016

Estudantes da Univali (Universidade do Vale do Itajaí), além de voluntários de todos os segmentos da sociedade, reúnem-se no próximo dia 17 para limpar encostas de rios, praias e praças de Balneário Camboriú, Camboriú, Itajaí, Itapema, Porto Belo, Penha e Tijucas.

A expectativa é que cerca de 400 pessoas participem da atividade conhecida como “Univali Limpando o Mundo”. Desde 2006, a universidade, por meio do Laboratório de Gestão e Valoração de Resíduos do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, mantém este projeto.

Paradas de sucesso

Postado em 25 de maio de 2016

“Eu aceitava o Milton Antônio. Agora, o Márcio Rosa? Eu não aceito! Eu não aceito! Mas vai dar o demonho!” diz a letra, em tons furiosos, na batida do funk carioca, de um hit que os tijuquenses estão recebendo pelo WhatsApp.

Embora tenhamos em Tijucas um Marcio Rosa, advogado, político, pré-candidato a prefeito pelo PSD e certamente alvo dessa brincadeira, o blog informa, a quem interessar possa, que o personagem da música é um homônimo. Trata-se do secretário de Administração de Camboriú, Márcio da Rosa, provável preferido da prefeita Luzia Coppi Mathias (PSDB) para a sucessão municipal. A voz, na gravação, seria da mulher do vice-prefeito José Rodrigues Pereira, o Zé Branco (PSDB), Léia Vargas.

 

Expansão

Postado em 4 de maio de 2016

Com crescimento de 20% em 2015, a rede de supermercados Koch, que nasceu e se radicou em Tijucas, expande suas atividades com a entrada no segmento “atacarejo”.

A primeira unidade do Komprão Atacadista, como será denominada a nova operação do grupo, foi inaugurada ontem em Camboriú, onde o Koch já tem duas lojas no formato tradicional.