domingo, 28 de junho de 2026 VALE DO RIO TIJUCAS E COSTA ESMERALDA

Vice-líder

Postado em 19 de março de 2019

Enfim, o esperado reconhecimento. O deputado federal Rogério “Peninha” Mendonça (MDB-SC), de Nova Trento, começa a colher os louros por ter sido um fiel escudeiro e cabo eleitoral de primeira hora na campanha do amigo Jair Bolsonaro (PSL) em Santa Catarina.

Peninha passou, recentemente, a integrar a linha de frente do presidente da República como vice-líder de governo no Congresso. O que se diz por lá é que ele “foi escolhido a dedo por Bolsonaro”. Acima de si, o neotrentino tem apenas a deputada Joice Hasselmann (PSL-SP).

Turismo religioso

Postado em 5 de novembro de 2018

O governador Eduardo Pinho Moreira (MDB) acaba de fazer o que seu antecessor, Raimundo Colombo (PSD), sequer deu importância: reconhecer – por meio da sanção da lei estadual 17.589 – a Rota Turística Caminhos de Santa Paulina, que envolve os municípios de Nova Trento, São João Batista, Canelinha, Tijucas, Camboriú e Balneário Camboriú.

A rota, de fato, com 64 quilômetros de extensão, já existe há tempos, e é percorrida a pé por romeiros de todos os lugares do Brasil. Mas Colombo, que em sete anos de governo nunca nem visitou o Santuário de Santa Paulina, a primeira – e única, até o momento – santa brasileira, ignorou a proposta de desenvolvimento do turismo religioso no Vale do Rio Tijucas. Não à toa, recebeu das urnas, na eleição para o Senado, a resposta por tamanha impassibilidade com a região.

Êxito esmorecido

Postado em 16 de julho de 2018

No momento em que a sede do VipSocial – ao qual também sirvo profissionalmente – era atacada, quinta-feira (12), na pior demonstração da incivilidade humana dos últimos tempos em Tijucas, décadas depois de consumado o fim da mordaça no Brasil, eu recebia do Poder Legislativo do município, em requerimento da vereadora Fernanda Melo (MDB), uma honrosa Moção de Louvor pelos meus 14 anos de atenção integral à comunicação.

Coincidências à parte, pareceu, naquele instante, uma previsão do que afligiria a mídia regional. Enquanto o respeito ao nobre ofício de informar era a tônica da sessão, um importante braço da imprensa tijuquense sofria o agastamento da coerção, da repressão desmedida, da sanha brutal contra aqueles que se esteiam, por vocação ou abnegação, no direito à livre expressão. Uma noite feliz também pode ser muito triste.

Imprensa em pauta

Postado em 14 de junho de 2018

Veículos e profissionais de imprensa do Vale do Rio Tijucas – o Blog entre os quais – formam a pauta da Solenidade de Outorga de Honraria da Câmara Municipal de Canelinha, hoje, às 19h30, no Plenário Valdecir José Reis, na Casa do Povo. O presidente do Legislativo canelinhense, vereador Fernando de Souza (PRB), decidiu homenagear, com Moções de Louvor, e reconhecer o trabalho da mídia regional com o argumento de que “a nossa democracia se fortalece com a imprensa”.

Entre jornais impressos, portais, blogs e emissoras de rádio e webTV, 22 empresas do gênero devem receber o laurel.

Moção de Louvor

Postado em 17 de abril de 2018
Foto: Câmara Municipal de Tijucas

Primeiro presidente do Moto Clube de Canelinha e da FCM (Federação Catarinense de Motociclismo), o tijuquense Paulo Roberto Alexandre – que recentemente reuniu personagens marcantes da história do motociclismo de Santa Catarina em Tijucas – recebeu, ontem (16), oficialmente, Moção de Louvor do Poder Legislativo municipal. Os proponentes da honraria, vereadores Elói Pedro Geraldo (MDB), Esaú Bayer (MDB) e Fabiano Morfelle (PDT), justificaram que a moção traduz o reconhecimento ao “valoroso serviço prestado ao esporte catarinense”.

Os argumentos dos parlamentares têm a rubrica do ilustre Paulo César “Maluco” Machado, campeão brasileiro de motociclismo e um dos maiores nomes do esporte no estado e no país. Em mensagem direcionada ao homenageado, o ex-piloto escreveu que Paulo Roberto Alexandre é “um tijuquense que fez muito pelo esporte brasileiro” e que “está na hora de Santa Catarina também reconhecer esse trabalho”.

Na foto, Paulo Roberto Alexandre e a Moção de Louvor emoldurados por todos os 13 vereadores do Legislativo municipal

Honra

Postado em 5 de abril de 2018

Quem não gosta de reconhecimento que atire a primeira pedra. A vereadora Fernanda Melo (MDB), no regresso aos trabalhos legislativos depois da maternidade, surpreende o colunista, titular do Blog, com o requerimento 34/2018 – “para que seja despachada Moção de Louvor, e confeccionada placa da mesma, para o senhor Leonardo Nunes, jornalista reconhecido por seu excelente trabalho na cidade de Tijucas”.

A matéria está na pauta da sessão de hoje. E eu, cidadão tijuquense, profissional da comunicação, obviamente estarei abraçado ao rádio, sintonizado, emocionado.

Herança controversa

Postado em 30 de janeiro de 2018

Dos incontáveis litígios entre o ex-prefeito de Canelinha, Antônio da Silva (PP), e o atual, Moacir Montibeller (MDB), o ativo circulante consolidado entregue pela gestão 2013-2016 ao governo vigente precisou de intervenção judicial para ser devidamente reconhecido. Enquanto o prefeito bradejava que nos cofres municipais havia pouco mais de R$ 3 milhões na transição, o antecessor, indignado, garantia que deixou mais de R$ 5 milhões para a administração seguinte.

Silva, aliás, acionou a Justiça para reaver esse reconhecimento. E ganhou; e celebrou. Em recente termo lavrado pelo contador da prefeitura, Luiz Gonzaga Amorim, consta o ativo circulante consolidado de R$ 5.111.375 na transmissão do cargo. Exatamente como adiantou, e provou, o ex-mandatário.

Estante lotada

Postado em 26 de setembro de 2017

A prefeita de Bombinhas, Ana Paula da Silva (PDT), não para de receber láureas de reconhecimento Brasil afora pelos acertos no governo da Capital do Mergulho Ecológico. Além do título de terceira melhor gestora pública do país, segundo o Índice Nacional de Governança, do Conselho Federal de Administração, a mandatária bombinense esteve recentemente entre os selecionados para o prêmio Melhor Prefeito do Brasil.

O galardão é conferido pela União Brasileira de Divulgação; e reuniu em Recife, dias atrás, chefes dos Executivos municipais que vêm se destacando na gestão.

Honra ao mérito

Postado em 18 de julho de 2017
Foto: Divulgação

Oficializado, ontem, cidadão honorário de São João Batista, o engenheiro Sérgio Fernandes Cardoso, popular Coisa Querida, de Tijucas, posou com parte da equipe do Sebrae entidade que defende como diretor estadual de Administração e Finanças para celebrar o reconhecimento da Capital Catarinense do Calçado aos serviços de grande relevância que prestou, e continua prestando à cidade.

Na foto, com Cardoso ao centro, estão as consultoras Schirley Booz Sá e Fernanda Floriano, a assessora da Diretoria de Administração e Finanças do Sebrae/SC, Grazielle Müller Adriano, e os colaboradores Luana Baixo e Alan Claumann.

Além do tijuquense, também receberam títulos de cidadãos honorários de São João Batista o deputado federal Rogério “Peninha” Mendonça (PMDB-SC) e o deputado estadual Gelson Merisio (PSD).

Reconhecimento

Postado em 27 de junho de 2017

Líder em revestimentos na América Latina, a Portobello, de Tijucas, acaba de ser reconhecida com o Prêmio Nacional de Inovação 2016/2017 em Marketing. A cerimônia, que abriu o 7° Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria, aconteceu ontem (26) à noite, no Transamerica Expo Center, em São Paulo, e elegeu as 19 empresas mais inovadoras no Brasil em diferentes categorias.

No total, quase 4 mil companhias se inscreveram na premiação, organizada em parceria entre a Confederação Nacional da Indústria e o Sebrae, com apoio do Governo Federal. Foram 55 finalistas, entre eles a Portobello, que concorreu em duas categorias: Inovação de Produto e Inovação de Marketing, ambas para grandes empresas.