domingo, 28 de junho de 2026 VALE DO RIO TIJUCAS E COSTA ESMERALDA

Honra ao mérito

Postado em 11 de julho de 2022

De se destacar, com todos os louvores e ovações, a diligência da abnegada Maria Círia Aragão Zunino na presidência da importante Rede Feminina de Combate ao Câncer em Santa Catarina. Foi durante a gestão da canelinhense radicada em São João Batista, que iniciou oficialmente em março de 2021, que a instituição passou a ter o excepcional trabalho que presta voluntariamente à sociedade reconhecido no governo e, ainda, devida e justamente contemplado na distribuição de verbas públicas do Estado.

Vigora desde semana passada, quando foi sancionada, a Lei 18.427, que permite a aplicação de recursos do Fundo Estadual de Saúde nas unidades municipais da Rede, que, hoje, já são 75 legalmente estabelecidas no território catarinense — a de Tijucas foi uma das mais recentes a ser instituída — e outras cinco em processo de constituição. Luta, a propósito, com créditos divididos entre Círia e o ex-prefeito Daniel Netto Cândido (PODE), de São João Batista, ex-secretário adjunto de Estado do Desenvolvimento Social.

Em números, a Rede envolve mais de 4 mil voluntárias em Santa Catarina e realiza cerca de 100 mil atendimentos por ano.

Antes do fim

Postado em 26 de novembro de 2021

A secretária municipal de Assistência Social de São João Batista, Rúbia Alice Tamanini Duarte, tem agenda com o presidente Jair Messias Bolsonaro na próxima semana.

Regente de um projeto piloto do governo federal — para inclusão de beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada) no Auxílio-Inclusão — na Capital Catarinense do Calçado, ela e a bacharel em Direito e pós-graduanda em Ciências Criminais Andrielly Raimundo, que é cadeirante e atendida pelo programa, serão recepcionadas pelo chefe da Nação em Brasília, dia 3 de dezembro.

RESULTADOS E POLÍTICA

As vitórias e conquistas, e especialmente o reconhecimento em esferas superiores, no entanto, não garantem a continuidade de Rúbia no governo batistense. O prefeito Pedro Alfredo Ramos (MDB) vem anunciando mudanças no colegiado, e a gestora da Assistência Social do município deve assinar a rescisão no fim do ano.

Pesa contra ela o fato de ser próxima do ex-prefeito Daniel Netto Cândido (sem partido), secretário adjunto de Estado do Desenvolvimento Social e prenunciado postulante à Assembleia Legislativa nas eleições de 2022, de quem a atual administração municipal surpreendentemente decidiu se afastar.

Conterrâneos enredados

Postado em 23 de novembro de 2021
Foto: Júlio Cavalheiro/Secom

Foi necessário que dois batistenses alcançassem a esfera estadual para que a importante Rede Feminina de Combate ao Câncer tivesse o devido reconhecimento em Santa Catarina. A abnegada Maria Círia Aragão Zunino, na presidência da entidade, e o ex-prefeito Daniel Netto Cândido, na secretaria adjunta de Estado do Desenvolvimento Social, ficarão marcados na história.

 

Hoje, no encontro estadual das “Meninas de Rosa”, que celebrou, também, a oficialização da posse de Dona Círia como presidente em Santa Catarina, o governador Carlos Moisés da Silva anunciou, em transmissão remota, direto de Brasília, investimentos na casa dos R$ 2 milhões anuais para a Rede. É a primeira vez em 60 anos que a entidade tem apoio do governo estadual.

 

Presente no evento, a primeira-dama Késia Martins da Silva, presidente da Rede Laço de Voluntariado, fez questão de destacar a atuação de Cândido nesta luta. “Quero agradecer ao secretário Daniel, que me pôs em contato com a Dona Círia. Ele sempre se mostrou muito carinhoso com a Rede Feminina e com o terceiro setor”, discursou.

Honra ao mérito

Postado em 10 de setembro de 2021
Foto: Divulgação

Presidente municipal do PSL e, atualmente, assessor parlamentar do deputado estadual Onir Mocellin (PSL) na Assembleia Legislativa, o psicólogo Gerson Henrique Marcelino recebeu, ontem, na Câmara Municipal de Tijucas, Moção de Louvor aos serviços prestados enquanto serviu o Corpo de Bombeiros Militar do Estado no município. O propositor da homenagem foi o vereador Fernando Fagundes (MDB).

 

Bombeiro militar de reserva, Marcelino tem, ainda, com destaque no meio, a publicação do livro “Rastros de Bravura – A Epopeia dos Homens de Vermelho” em parceria com o jornalista Leopoldo Barentin em 2009.

Fora de combate*

Postado em 17 de abril de 2020

Figura destacada no vitorioso projeto eleitoral e na gestão do prefeito Eloi Mariano Rocha (PSD), o empresário e ex-vereador Helio Gama — que reorganizou a estrutura administrativa do município e iniciou o mandato como secretário de Administração e Finanças — parece, agora, mais comprometido com os rumos do PP tijuquense no pleito que se aproxima do que com o governo da Capital do Vale, que ajudou a construir.

Ao Blog, com exclusividade, ele revela que pretende ficar alheio à campanha de reeleição do mandatário tijuquense, mas que, com certeza, vai votar em Mariano Rocha. “Continuo apoiando, pois, não reconhecer méritos neste governo seria incoerente e injusto. O plano de asfaltamento e, em breve, a grande obra na Avenida Beira Rio comprovam o sucesso da gestão”, conclui.

* Por Ricardo Martins, jornalista e consultor político e empresarial, especializado em comportamento e cotidiano

Medalha de louvor

Postado em 3 de setembro de 2019
Foto: Divulgação

De Lima diretamente para a quadra de esportes do Colégio Planeta, em Tijucas. Nem a família conseguiu rever o paratleta Ymanitu Silva — que esteve no Peru por duas semanas, para a disputa dos Jogos Parapan-americanos — antes dos professores e alunos do educandário. Ele desembarcou ontem pela manhã em Florianópolis, e, pouco tempo depois, já estava rodeado de crianças estupefatas.

Many discursou, respondeu perguntas, recebeu muito carinho, além de medalhas confeccionadas pelos próprios estudantes e um troféu da escola em reconhecimento à garra e determinação com que leva a vida e a carreira esportiva.

Na foto, professores do Planeta emolduram o paratenista tijuquense e os mimos que ele recebeu na celebrada visita ao colégio.

Prefeito presidente

Postado em 4 de junho de 2019

Cobranças, desgaste e divergências internas. Estes são, extraoficialmente, alguns dos motivos pelos quais o presidente do PSD de Tijucas, empresário Jilson “Gil” de Oliveira – também diretor do Samae (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto) –, entregou os rumos do partido para o prefeito Elói Mariano Rocha (PSD). O chefe do Executivo municipal deve assumir o comando da legenda por, no mínimo, quatro meses.

Para o Blog, Oliveira destacou que a transição ocorreu naturalmente, uma vez que “a executiva nacional decidiu destituir os diretórios estadual e municipais em Santa Catarina e que os próximos 120 dias serão de oxigenação, à espera das novas diretrizes”. Neste momento, o partido tem, na Capital do Vale, uma comissão provisória.

Fontes fidedignas, porém, reafirmam um descontentamento de parte a parte; do presidente com a falta de reconhecimento e com exigências e reclamações, e do pelotão de frente do PSD com a carência de ações para o fortalecimento da legenda. “A paz continua reinando, o partido vem progredindo e, com absoluta certeza, assim que o processo terminar, tudo volta ao normal”, garante, no entanto, o diretor do Samae.

Primeiro lugar

Postado em 30 de abril de 2019
Foto: Dirleni Dalbosco

Coube ao senador Jorginho Mello (PR-SC), presidente da Frente Parlamentar Mista da Micro e Pequena Empresa, a entrega do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor 2019 ao prefeito de São João Batista, Daniel Netto Cândido (PSD), ontem, na sede do Sebrae/SC, em Florianópolis. O jovem mandatário da Capital Catarinense do Calçado foi o vitorioso na categoria “Empreendedorismo nas Escolas”, com ações de desburocratização de processos, que possibilitaram mais investimentos na Educação municipal. Ele concorreu, na final, com os chefes dos Executivos de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira (PSB), e Luzerna, Moisés Diersmann (PSL).

Da região, além de Cândido, apenas o prefeito de Bombinhas, Paulo Henrique Dalago Müller (DEM), se credenciou ao prêmio: recebeu o Selo Prefeito Empreendedor e esteve entre os finalistas na categoria “Inovação e Sustentabilidade”, vencida por Gean Loureiro (MDB), de Florianópolis.

O objetivo do Sebrae é reconhecer a capacidade administrativa dos gestores públicos que tenham implantado projetos com resultados comprovados, ainda que parciais, de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento de pequenos negócios e à modernização da gestão pública.

Prefeito Empreendedor

Postado em 29 de abril de 2019

Ações como os programas Jovem Talento e Jovens Empreendedores – Primeiros Passos, que desburocratizaram processos e possibilitaram mais investimentos na Educação, credenciaram o prefeito Daniel Netto Cândido (PSD), de São João Batista, ao Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor 2019 na categoria “Educação Empreendedora”. A cerimônia acontece hoje, às 19h, em Florianópolis.

O objetivo do Sebrae é reconhecer a capacidade administrativa dos gestores públicos que tenham implantado projetos com resultados comprovados, ainda que parciais, de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento de pequenos negócios e à modernização da gestão pública. No evento, serão conhecidos os finalistas e vencedores de cada uma das oito categorias.

Nível estadual

Postado em 24 de abril de 2019
Arte: Divulgação

O empresário Rodrigo “Xirú” Vanderlinde, de São João Batista, espera que em dez anos a tradicional Cachaçada do Xirú – que já tem lugar cativo no calendário de eventos do Vale do Rio Tijucas e do litoral –, seja reconhecida em toda Santa Catarina. É um projeto arrojado, com meta de marketing, que se inicia a partir de agora.

Tanto que, para surpresa dos fiéis frequentadores da festa, o município de Indaial, nas adjacências de Blumenau, foi escolhido para abrigar a próxima edição da Cachaçada. Em 25 de maio, o aclamado Felipe Araújo surge no palco do Matahari Music Stage para comandar a day party que se emancipou e já projeta dominar o estado.