quinta-feira, 18 de junho de 2026 VALE DO RIO TIJUCAS E COSTA ESMERALDA

Braços dados

Postado em 17 de novembro de 2021
Foto: Divulgação

Muito provavelmente, o prefeito Eloi Mariano Rocha (PSD) e seus prosélitos estarão, mais uma vez, abraçados à deputada estadual Marlene Fengler (PSD) nas eleições de 2022. Mas não para o Legislativo catarinense, diga-se de passagem. Desta vez, a campeã de votos em Tijucas no pleito de 2018 — com 2.622, ou 13,91% da preferência do eleitorado local — vai concorrer a uma cadeira na Câmara Federal.

 

Marlene esteve ontem na Capital do Vale, acompanhada do presidente do PSD em Santa Catarina, deputado estadual Milton Hobus, para reavivar os laços com Mariano Rocha e com o vice-prefeito Sérgio “Coisa Querida” Cardoso (PSD). O encontro, na hospitalidade do empresário Jamil Calil, contou, evidentemente, com membros do colegiado municipal e apoiadores do governo.

 

O projetado upgrade na carreira da itapiranguense abre espaço para que a equipe administrativa do município acolha outra candidatura ao parlamento catarinense. As mais cotadas são a do ex-prefeito de São João Batista, Daniel Netto Cândido (sem partido), e a da deputada estadual Ana Paula da Silva (sem partido), de Bombinhas.

Coração de mãe

Postado em 9 de novembro de 2021

Presidente da Câmara Municipal e líder do governo no Legislativo tijuquense, o vereador Rudnei de Amorim (PSD) articula o apoio do prefeito Eloi Mariano Rocha (PSD) para a deputada estadual Ana Paula da Silva (sem partido), que deve concorrer à reeleição em 2022. O chefe do Executivo tijuquense foi uma das personalidades presentes no “Encontro de Líderes”, que a parlamentar promoveu em Canelinha no mês passado, e chegou a prometer publicamente, sábado (7), durante entrega de obras em Tijucas, que ajudaria a ex-prefeita de Bombinhas no pleito que se avizinha.

Mariano Rocha, no entanto, tem compromisso assumido com o ex-prefeito de São João Batista, Daniel Netto Cândido (sem partido), para a próxima corrida à Assembleia Legislativa. Situação semelhante à de 2018, quando, mesmo com apoio declarado à então candidata a deputada estadual Marlene Fengler (PSD), o mandatário tijuquense destacou membros do colegiado e vereadores da base para a campanha de Paulinha.

Quebra de decoro

Postado em 27 de maio de 2020

Líder do governo na Assembleia Legislativa, a deputada estadual Ana Paula da Silva (PDT), de Bombinhas, protocolou hoje, no Conselho de Ética da Casa, representação por quebra de decoro parlamentar contra o colega Jessé Lopes (PSL), que usou o Twitter para insinuar que o governador Carlos Moisés da Silva (PSL) estaria mantendo relação amorosa com uma servidora da Casa Civil. Outros três parlamentares — Vicente Caropreso (PSDB), Marlene Fengler (PSD) e Rodrigo Minotto (PDT) — subscrevem o ofício.

A peça segue aberta a subscrições de outros deputados estaduais. O caso deve ser tratado no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar e a punição a Lopes pode chegar à cassação do mandato.

Abraço coletivo

Postado em 17 de setembro de 2019
Foto: Divulgação

Iniciada em julho de 2018, para casar com o Dia Internacional da Amizade, testar a popularidade do prefeito Elói Mariano Rocha (PSD) e, veladamente, apresentar a itapiranguense Marlene Fengler (PSD) à comunidade como candidata a deputada estadual apoiada pela administração municipal, a confraternização “Amigos do Professor Elói” foi reeditada sexta-feira (13). A discrepância nas datas, porém, passou despercebida. E o objetivo principal — medir a aprovação do chefe do Executivo tijuquense — foi mantido.

O centro de eventos do CTG Fogão de Lenha, tal qual no ano passado, lotou; e no palco estiveram novamente os confrades políticos do prefeito, com destaque para peessedistas ilustres, como a própria Marlene — que voltou à festa, agora, como parlamentar eleita e recordista de votos em Tijucas no recente pleito proporcional do estado —, o chanceler Sérgio “Coisa Querida” Cardoso e o elogiado mandatário de São João Batista, Daniel Netto Cândido.

Mariano Rocha, nitidamente, prepara o caminho para a reeleição. Se os sequentes encontros dos “Amigos do Professor Elói” foram populosos e prestigiados em 2018 e 2019, com abraços, afagos, fotos e comes & bebes para os presentes, o de 2020, na véspera do processo eleitoral, promete ser homérico. Quem viver, verá!

Região prestigiada

Postado em 28 de junho de 2019

Com a bênção do fundador e presidente nacional do partido, Gilberto Kassab, o PSD catarinense tem, desde terça-feira (25), nova comissão com três representantes legítimos do Vale do Rio Tijucas e Costa Esmeralda entre os vogais. Os prefeitos Elói Mariano Rocha, de Tijucas, e Nilza Simas, de Itapema, mais a vereadora Rúbia Alice Tamanini Duarte, de São João Batista, passaram a figurar no escrete peessedista do estado.

O presidente do PSD em Santa Catarina é, a partir de agora, o deputado estadual Milton Hobus; que tem, ainda, como vice, a colega de parlamento Marlene Fengler, recordista de votos para a Assembleia Legislativa no Vale em 2018.

Retribuição

Postado em 21 de fevereiro de 2019

O empenho do prefeito Daniel Netto Cândido (PSD) na campanha da então candidata a deputada estadual Marlene Fengler (PSD), e os 1.248 votos que ela recebeu em São João Batista nas eleições de 2018, já deram resultado. Eleita e empossada, a parlamentar vem defendendo, na Assembleia, a extensão de crédito presumido para a indústria de componentes para calçados, que paga 17% de ICMS enquanto os fabricantes de sapatos são taxados em apenas 3%.

“A indústria calçadista representa 50% da economia de São João Batista. A outra metade vem quase toda do setor de componentes. É necessária uma equalização”, alertou a deputada, dias atrás, na tribuna do Legislativo.

Primeiro da fila

Postado em 7 de fevereiro de 2019
Foto: Divulgação

Alguns adias apenas como deputada estadual foram suficientes para que a itapiranguense Marlene Fengler (PSD) – recordista de votos em Tijucas nas eleições de 2018 – tivesse uma certeza: as visitas do secretário de Administração e Finanças do município, Rosenildo de Amorim, ao seu gabinete, na Assembleia Legislativa, com o pires na mão, serão frequentes.

No encontro, de terça-feira, com mediação do assessor especial da parlamentar, ex-deputado federal Gervásio Silva, Amorim apresentou a lista de pedidos do município. “Encaminhamos muitos projetos e demos continuidade a outros. É o jus à votação que ela obteve na cidade”, comenta o secretário.

Eles e ela

Postado em 5 de fevereiro de 2019
Foto: Léo Nunes

O suplente de vereador Sidney Machado (ex-PTB e prestes a assinar filiação no PSD), de Tijucas, esteve na cerimônia de posse dos deputados estaduais, sexta-feira (1), na Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina), em Florianópolis, única e exclusivamente para saudar a campeã de votos na Capital do ValeMarlene Fengler (PSD) – por quem o prefeito de São João Batista, Daniel Netto Cândido (PSD), trabalhou com afinco na campanha de 2018.

Marlene herdou o prestígio – e uma gama enorme de cabos eleitorais – do ex-deputado estadual Gelson Merisio (PSD), vencido por Carlos Moisés da Silva (PSL) na mais recente disputa pelo governo estadual. A parlamentar estreante, a propósito, além de Cândido, contou com outros dois prefeitos da região diretamente envolvidos na sua eleição: Elói Mariano Rocha (PSD), de Tijucas, e Nilza Simas (PSD), de Itapema.

Hora de agradecer

Postado em 10 de outubro de 2018
Foto: Fernanda Floriano

Líder na preferência para o Legislativo catarinense em Tijucas – com 2.622 votos –, a deputada estadual recém-eleita Marlene Fengler (PSD) voltou à cidade nesta manhã. Veio agradecer os apoios do engenheiro Sérgio “Coisa Querida” Cardoso e do prefeito Elói Mariano Rocha (PSD), que participaram ativamente do resultado, e reafirmar o compromisso com a Capital do Vale – terceiro município onde recebeu a maior quantidade de votos.

MAIS GRATIDÃO

Ontem à noite, aliás, o chefe do Executivo municipal reuniu correligionários e eleitores no pavilhão de eventos da Capela de Santa Terezinha, no Universitário, para manifestar gratidão aos votos conquistados e confiados em Marlene e no candidato a governador Gelson Merisio (PSD).

O prefeito aproveitou o encontro, com cerca de 300 pessoas, para pedir, ainda, que o trabalho continue, e seja mais intenso, no segundo turno da eleição para o governo estadual.

Câmara, rádio e WhatsApp

Postado em 5 de outubro de 2018

Desde que se lançou pré-candidato a deputado estadual, o vereador Juarez Soares (PPS), que compunha a bancada situacionista, vem entrando em rota de colisão com a administração municipal. A candidatura não se confirmou, mas as rusgas com o governo do prefeito Elói Mariano Rocha (PSD) não se dissiparam. O presidente da Câmara queria ser apoiado na prefeitura, mas o chefe do Executivo já tinha um compromisso pré-estabelecido com a candidata Marlene Fengler (PSD) para a corrida ao parlamento catarinense.

Soares partiu para a retaliação. Além das fotos em redes sociais com Mauro Mariani (MDB) – principal adversário de Gelson Merisio (PSD), candidato a governador apoiado por Mariano Rocha e companhia – e da recente intenção de concorrer novamente à presidência do Legislativo com discurso de neutralidade, em detrimento da planejada eleição do governista Vilson Natálio Silvino (PP) para o comando da mesa diretora da Casa do Povo, o edil pepessista passou a reprochar as ações da administração nas tribunas. A mais recente, de segunda-feira (1), inclusive, provocou resposta imediata do vice-prefeito e secretário municipal de Obras, Adalto Gomes (PT), no programa Notícia e Opinião, na Rádio Primeira FM.

Durante a atração, Gomes disse que o vereador, ao criticar o atraso de uma necessária obra na Rua Antônio Apolônio Vargas, agiu “de má fé” e que o presidente da Câmara precisa “se acertar com o prefeito”. O assunto, que começou nos microfones do Legislativo e passou para o rádio, continuou no grupo do WhatsApp formado por parlamentares governistas e secretários municipais. Em mensagem de áudio, Soares pontuou que não agiu de má fé, que o gestor de Obras do município “precisa absorver as críticas e resolver as coisas” e que “levar a público que existe um desacordo entre um vereador de situação e o prefeito, é lamentável”.

O vice-prefeito e secretário, no mesmo grupo, respondeu: “Juarez agiu de má fé, sim! Algumas vezes conversou comigo, sabia que o projeto para drenagem daquela rua está pronto (…) e que precisa entrar em acordo com o prefeito para o repasse do Legislativo. Ele está bem informado, e conhece a solução. É má fé, sim! Não é primeira vez que faz críticas à minha pessoa e, quando cobro, me dá apenas uma risadinha. Agora, deu, Juarez! A sociedade precisa saber que você faz as coisas de má fé! Estou cansado!”, concluiu Gomes.